Caixa Econômica Federal utiliza, em apenas um mês, todo o estoque anual de cédulas previsto pelo Banco Central.

Caixa Econômica Federal utiliza, em apenas um mês, todo o estoque anual de cédulas previsto pelo Banco Central.

O Banco público, responsável pelo pagamento de grande parte do auxílio emergencial de R$ 600,00, praticamente dobrou, em cerca de 30 dias, a quantidade de cédulas utilizadas pela instituição em um ano comum. Em um mês foram usados aproximadamente R$ 50 bilhões, devido ao alto pagamento em espécie. A informação foi confirmada pelo presidente do Banco Central.

O pagamento do auxílio emergencial destrói mais uma das falácias criadas pelos detentores dos meios de pagamento digitais, que insistem em dizer que o dinheiro físico está em desuso. Só um banco público seria capaz de realizar o pagamento em espécie para milhões de brasileiros do Oiapoque ao Chuí, em diversas cidades, com pouca ou até sem infraestrutura tecnológica.

O diretor do Banco Central, Eduardo Campos Neto, defendeu ainda a continuidade dos programas de digitalização e inclusão bancária, além de destacar que não foram alterados os prazos para implementação do pagamento instantâneo e de open banking, que devem entrar em operação ainda esse ano.

Apesar da defesa de Campos Neto, vale ressaltar que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC), divulgada pelo IBGE no dia 29 de abril de 2020, mostrou que uma em cada quatro pessoas no Brasil não possui acesso à internet, o que representa cerca de 46 milhões de brasileiros que não acessam a rede, de acordo com matéria publicada na Agência Brasil.

Casa da Moeda acelera produção

Como já havia sido anunciado anteriormente, o BC solicitou à Casa da Moeda do Brasil a impressão de mais cédulas, segundo Campos Neto. O pedido tem por objetivo manter a margem de segurança de estoque dos bancos.

O trabalho imprescindível e essencial de centenas de moedeiros que laboram 7 dias por semana e 24 horas por dia durante a pandemia Covid-19 é o que torna a Casa da Moeda capaz de suprir a necessidade da população brasileira. O Banco Central sabe que pode contar com a CMB para atender a alta demanda de cédulas durante a pandemia, o que constitui uma das vantagens em termos uma Casa da Moeda 100% pública e brasileira.

Fontes:

Com informações do portal Correio Braziliense e Agência Brasil.


https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2020/06/01/internas_economia,860033/caixa-usou-em-um-mes-todas-as-cedulas-previstas-para-o-ano.shtml


https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileiros-nao-tem-acesso-internet

Att

Diretoria de Comunicação do SNM

Marcus Mattos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *