Seminário do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas

Nosso sindicato integra o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, desde o lançamento da campanha “Se é Público, é para todos”, em uma atividade na Fundição Progresso, em junho de 2016.

No dia 7 de junho deste ano, os diretores Cláudio Villela e Emeson Bispo, nossos representantes da federação, foram a Brasília acompanhar o Seminário em Defesa das Empresas Públicas. Neste dia, estiveram presentes vários representantes de entidades públicas e sindicais.

Esta atividade, apoiada pelo Comitê, foi organizada pela Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal), com a presença do seu presidente Jair Ferreira, além da coordenadora do comitê, companheira Maria Rita Serrano.

A mesa que analisou temas referentes à realidade brasileira e ao avanço das reformas neoliberais contou com a participação do representante da OEA e ex-ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, e do diretor-técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio.

Vilma Bokany, da Fundação Perseu Abrano, apresentou uma pesquisa de percepções e valores da população sobre serviços e empresas públicas. Já o advogado e professor Luiz Alberto dos Santos e o analista político e assessor legislativo do DIAP, Neuriberg Dias, apresentaram uma análise dos projetos e das articulações no Congresso Nacional que envolvem trabalhadores e empresas estatais.

Ao final, os representantes das centrais sindicais e demais entidades presentes se reuniram para encaminhar propostas que potencializem a defesa das empresas públicas. Nesta reunião foi aprovada uma carta aberta em defesa das empresas públicas.