TST HOMOLOGA ACORDO ENTRE SINDICATO E CASA DA MOEDA

No dia 12 de setembro de 2023, o TST homologou o Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024 dos trabalhadores da Casa da Moeda do Brasil. Construído sob a supervisão do Ministro Vice-Presidente Aloysio Corrêa da Veiga e mediado pela Juíza Auxiliar Dra. Roberta de Melo, o Acordo passa ter validade do dia 01 de janeiro de 2023 até o dia 31 de maio de 2024.

Após intensas negociações com a Casa da Moeda do Brasil, e com a mediação da Juíza Auxiliar da Vice-Presidência do TST, Dra. Roberta de Melo Carvalho, os trabalhadores aceitaram a proposta apresentada pelo TST no último dia 04, com a aprovação de aproximadamente 95% dos presentes na Assembleia.

Este acordo representa um marco importante para a categoria moedeira, já que assegurou a recomposição de 100% da inflação, o que não ocorria desde 2014. Além disso, manteve todos os benefícios já existentes, avançando em alguns pontos como a criação do feriado do moedeiro (26 de julho), diminuição do prazo para a concessão do salário substituição de 15 para 05 dias e a unificação do valor do auxílio medicamento para usufruir durante todo período do Acordo.

Com a homologação desse Acordo Coletivo de Trabalho, espera-se que a Casa da Moeda continue a desempenhar um papel crucial para o País, ao mesmo tempo, em que valoriza e respeita seus funcionários.

O sucesso das negociações reflete a capacidade da mediadora Dra. Roberta de Mello Carvalho e a disposição em auxiliar o diálogo e em encontrar soluções para as partes.

Durante a audiência de homologação, o Sr. Ministro reforçou o compromisso de todos na mudança de paradigma, ressaltando a importância do exercício do diálogo na construção da solução autocompositiva, e na propagação da paz social. Parabenizando a categoria patronal e profissional pela abertura ao diálogo e disposição em negociar.

A direção do Sindicato Nacional dos Moedeiros agradece, também, a intervenção do Deputado Federal Lindbergh Farias por todo o apoio dado ao SNM para que pudéssemos superar alguns pontos da CGPAR42 e fechar o Acordo Coletivo de Trabalho.

Consulte abaixo o Acordo Coletivo de Trabalho

MINUTA-ACT-2023-2024-PARA-ANALISE-SNM-