Comissão da CMB apresenta plano de reestruturação e PDV

Reestruturação da CMB

O SNM esteve reunido, no dia 3 de julho, a convite da comissão de reestruturação da CMB para apresentação do plano de reestruturação e o novo organograma que será implantado.

Segundo a comissão foi levado em conta alguns critérios como: situação atual, levantamento de diagnóstico (inclusive ouvindo praticamente todos os setores, entre eles várias reclamações protocoladas na ouvidoria e diretamente no SNM pelos moedeiros) e ações para elaboração da nova estrutura.

A comissão informou a criação da diretoria de Inovação e Mercado que buscará uma projeção da Casa da Moeda para o mercado, analisando e criando concepções para novos produtos que deverão ser entregues à diretoria de desenvolvimento, para finalmente serem encaminhados à diretoria de produção.

A comissão também destacou que a gestão de pessoal estará vinculada a esta diretoria de Inovação e Mercado para criar um ambiente propício a formação de uma nova cultura, preparando e qualificando o moedeiro dentro desta nova visão de modernização da CMB e assim torná-la mais competitiva frente a um mercado cada vez mais exigente.

O SNM, que reconhece a necessidade da constante modernização, estará atento aos desdobramentos deste ato de gestão, da mesma forma que acompanhamos o processo anterior. Reiteramos que para qualquer plano de reestruturação ser efetivo, ele deve levar em consideração as opiniões daqueles que dão vida à Casa da Moeda, os trabalhadores e trabalhadoras.

Proposta de PDV da Empresa

Durante os últimos dias a empresa apresentou sua proposta de Plano de Demissão Voluntária.

A adesão ou não ao PDV é uma decisão de foro íntimo de cada moedeiro ou moedeira, cada um conhece suas particularidades, os prós e contras dessa difícil decisão.

Nesse sentido o SNM entende que a adoção do PDV pela CMB incide em pelo menos três fatores:

Financeiro (para CMB), reorganização e oxigenação de pessoal, e condições minimamente plausíveis para que os funcionários aposentados e aposentáveis possam gozar de um direito adquirido após anos de labuta e colaboração para a CMB, para aqueles que assim desejarem.

Seja qual for a decisão de cada trabalhador e trabalhadora, o SNM estará atento e à disposição da categoria moedeira.

Reiteramos que mesmo desligados da empresa, os moedeiros aposentados são convidados e incentivados a se manterem filiados ao sindicato, usufruindo das atividades sociais, das sedes de Santa Cruz e de Guapimirim, dos convênios e do atendimento jurídico. Este processo não é automático, sendo necessário o preenchimento de uma nova ficha de filiação.