Caberá ao próximo governo decidir sobre mais de 50 projetos do pacote de privatizações do governo de Michel Temer prometidos para 2018, segundo o G1.
Eles não sairão do papel em 2018 em razão de atrasos, dificuldades burocráticas, baixa atratividade e incertezas políticas e econômicas.
“Entre os projetos que passaram a não ter mais data prevista estão as privatizações da Eletrobras, da Casa da Moeda, da CASEMG e da CeasaMinas; a venda da participação da Infraero nos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Confins; a concessão da Lotex, além de mais de 30 empreendimentos na área de rodovias, ferrovias e terminais portuários.
Confira a situação da CMB no Programa de Parcerias e Investimentos:
Desestatização – Casa da Moeda
- CLASSIFICAÇÃO POR REUNIÃO3ª Reunião
- SETOROutros
- TIPO DE ATIVOAtivo Existente
- STATUS DO PROJETOEm andamento
- MODELODesestatização
- ÓRGÃOS ENVOLVIDOSMinistério da Fazenda
Informações do projeto
A Casa da Moeda do Brasil – CMB é uma empresa pública não dependente, constituída nos termos da Lei nº 5.895, de 19/6/1973, vinculada ao Ministério da Fazenda, dotada de personalidade jurídica de direito privado, sendo o seu capital pertencente integralmente à União. Possui como atividade principal, em caráter de exclusividade, a fabricação de papel-moeda, moeda metálica e a impressão de selos postais, fiscais federais e títulos da dívida pública federal, bem como a confecção dos passaportes brasileiros.
Alguns números da CMB em 2016
- 1,06 bilhões de cédulas produzidas;
- 648 milhões de moedas fabricadas;
- 2,26 milhões de passaportes fabricados;
- 2,6 bilhões de selos rastreáveis de cigarros controlados;
- R$ 14 milhões em investimentos;
- R$ 60 milhões de lucro líquido
Em outros países, a fabricação de papel moeda é atividade exercida por empresa privada, como é o caso da britânica De La Rue e da alemã Giesecke & Devrient, que estão entre as maiores do setor.
A Resolução nº 17/2017 (3ª Reunião do CPPI): (i) opinou pela qualificação de medidas de desestatização relativas à Casa da Moeda (CMB) no PPI; e (ii) recomendou a inclusão da CMB no PND.
https://www.oantagonista.com/brasil/temer-deixara-50-projetos-de-privatizacoes-para-proximo-presidente/
https://www.ppi.gov.br/desestatizacao-casa-da-moeda
Att
Diretoria de Comunicação do SNM