Temer deixará 50 projetos de privatizações para próximo presidente

Caberá ao próximo governo decidir sobre mais de 50 projetos do pacote de privatizações do governo de Michel Temer prometidos para 2018, segundo o G1.

Eles não sairão do papel em 2018 em razão de atrasos, dificuldades burocráticas, baixa atratividade e incertezas políticas e econômicas.

“Entre os projetos que passaram a não ter mais data prevista estão as privatizações da Eletrobras, da Casa da Moeda, da CASEMG e da CeasaMinas; a venda da participação da Infraero nos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Confins; a concessão da Lotex, além de mais de 30 empreendimentos na área de rodovias, ferrovias e terminais portuários.

Confira a situação da CMB no Programa de Parcerias e Investimentos:

Desestatização – Casa da Moeda

• CLASSIFICAÇÃO POR REUNIÃO3ª Reunião
  • SETOROutros
  • TIPO DE ATIVOAtivo Existente
  • STATUS DO PROJETOEm andamento
  • MODELODesestatização
  • ÓRGÃOS ENVOLVIDOSMinistério da Fazenda

Informações do projeto

A Casa da Moeda do Brasil – CMB é uma empresa pública não dependente, constituída nos termos da Lei nº 5.895, de 19/6/1973, vinculada ao Ministério da Fazenda, dotada de personalidade jurídica de direito privado, sendo o seu capital pertencente integralmente à União. Possui como atividade principal, em caráter de exclusividade, a fabricação de papel-moeda, moeda metálica e a impressão de selos postais, fiscais federais e títulos da dívida pública federal, bem como a confecção dos passaportes brasileiros.

Alguns números da CMB em 2016

• 1,06 bilhões de cédulas produzidas;
  • 648 milhões de moedas fabricadas;
  • 2,26 milhões de passaportes fabricados;
  • 2,6 bilhões de selos rastreáveis de cigarros controlados;
  • R$ 14  milhões em investimentos;
  • R$ 60 milhões de lucro líquido

Em outros países, a fabricação de papel moeda é atividade exercida por empresa privada, como é o caso da britânica De La Rue e da alemã Giesecke & Devrient, que estão entre as maiores do setor.

A Resolução nº 17/2017 (3ª Reunião do CPPI): (i) opinou pela qualificação de medidas de desestatização relativas à Casa da Moeda (CMB) no PPI; e (ii) recomendou a inclusão da CMB no PND.