CASA DA MOEDA ENVIA PROPOSTAS DE RENOVAÇÃO PARA HORAS EXTRAS E ESCALAS

A direção da Casa da Moeda enviou dois ofícios contendo solicitações de Acordo de Escala e Acordo de Horas Extras para locais insalubres, com duração de 12 meses.

Os Acordos de Escala abrangem o Departamento de Segurança – DESEG (SEOSE e SEOES), o Departamento de Manutenção – DEMAN (SEMAP) e o Departamento de Logística – DELOG (SETRA e SEMAT).

O Acordo de horas extras em local insalubre são destinados ao Departamento de Cédulas – DECED, ao Departamento de Gráfica Geral – DEGER, bem como suas áreas de apoio e ao DEMAQ (SEGCA).

Ambos os acordos abrangem as solicitações feitas pelo Sindicato Nacional dos Moedeiros durante as reuniões paritárias e reforçadas na última reunião do dia 11 de maio.

No Acordo de Escala estão incluídos: a unificação da escala 24×72, o adicional de escala no valor de 10% do salário base do empregado, adicional de hora extra de 15 minutos na entrada e na saída, e a garantia de folga quando houver dispensa da Casa da Moeda.

No Acordo de Horas Extras estão incluídas as permissões para que as mulheres trabalhem dois fins de semanas consecutivos, que os atrasos dos ônibus aos fins de semana sejam considerados tempo efetivo de trabalho, e que os trabalhadores tenham direito a um descanso semanal remunerado preferencialmente a cada seis dias consecutivos trabalhados. Em casos excepcionais, esse prazo poderá ser estendido para até 10 dias, com o pagamento do Descanso Semanal Remunerado em dobro.

Na quinta-feira, dia 29, a direção do Sindicato conduzirá uma reunião virtual às 13h com os trabalhadores das áreas envolvidas (escala e horas extras), com o objetivo de discutir as propostas de Acordo apresentada pela empresa e debater a melhor estratégia a ser adotada. O link da reunião será divulgado em breve.

Confira os ofícios e as minutas abaixo:

Oficio-no-499-2023-CMB-Horas-Extras

Oficio-no-500-2023-CMB-Escala

2 comentários sobre “CASA DA MOEDA ENVIA PROPOSTAS DE RENOVAÇÃO PARA HORAS EXTRAS E ESCALAS

1. Em todos os pé da árvore escutei dos diretores que não iam convocar assembléia de renovação de HE e Escala se a SEST e a CMB não renovasse as cláusulas sociais, espero que não mudem de ideia.

1. Jorge, a CMB renovou as cláusulas por um mês….o sindicato irá convocar assembleia com a possibilidade de não aceitar a proposta da CMB e manter a assembleia em aberto , caso a categoria decida por aceitar a proposta , o Sindicato defende que a categoria renove o acordo por apenas um mês, conforme a renovação as cláusulas socias