SNM DIVULGA NOVAS AÇÕES EM DEFESA DO ACT 2023

O Sindicato Nacional dos Moedeiros traz à categoria as deliberações resultantes de nossa última reunião, ocorrida no último dia 21.

Com base em amplas discussões e análises de toda diretoria, nossa organização sindical definiu uma agenda de lutas abrangente e estratégica para os próximos dias, visando uma maior interlocução com outros sindicatos de estatais que também estão sofrendo com o posicionamento da SEST (Secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais).

Inicialmente, gostaríamos de expressar nossa mais profunda gratidão a toda categoria moedeira pelo extraordinário comprometimento e dedicação demonstrados ao longo do último mês, durante nossas mobilizações no nosso encontro ao Pé da Árvore.

A força e mobilização da categoria é o que impulsiona nossa luta coletiva em busca de melhores condições de trabalho, benefícios justos e reconhecimento merecido. Durante esse período, realizamos diversos encontros e testemunhamos uma mobilização impressionante, com a participação ativa e entusiasmada de cada um de vocês.

O sucesso que alcançamos até agora, em manter a negociação em aberto junto ao TST, é resultado direto do empenho incansável de nossa categoria.

Como encaminhamento da diretoria do nosso Sindicato, nos próximos dias vamos nos organizar institucionalmente junto aos outros sindicatos de estatais para discutir e planejar ações conjuntas contra o posicionamento que a SEST vem adotando neste início de Governo. Na próxima semana, a diretoria do Sindicato estará em Brasília, para articular junto a algumas federações e sindicatos, medidas mais enérgicas, além de pressionar os parlamentares contra a SEST. Devido a essas ações previstas, por enquanto, o Pé da Árvore Unificado será suspenso.

Em relação ao Acordo Coletivo de Trabalho e a possibilidade de renovação das cláusulas sociais, foi decidido em diretoria que caso não exista a renovação das cláusulas sociais para o mês de julho, o Sindicato não renovará os acordos específicos de hora extra e escala e convocará uma Assembleia para deliberar sobre a greve.

Caso ocorra a renovação das cláusulas sociais por mais um mês, o Sindicato discutirá junto a categoria a possibilidade da renovação dos acordos específicos de hora extra e escala por um mês, ou a possibilidade de se manter a Assembleia destes acordos em aberto, sem uma definição, até que tenhamos uma resposta concreta da SEST.

Na próxima semana, a Diretoria do Sindicato Nacional dos Moedeiros realizará a primeira reunião formal com a nova diretoria da Casa da Moeda. O Sindicato entregará de forma oficial um documento com todos os pleitos da categoria moedeira, além é claro da necessidade de avançarmos nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho.

Estas lutas são fundamentais para as trabalhadoras e os trabalhadores moedeiros, e contamos com sua participação ativa para alcançar resultados efetivos.