CMB ANUNCIA RETORNO DOS EXAMES COMPLEMENTARES NO PERIÓDICO PARA 2023/2024

Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2023
A Diretoria Executiva da Casa da Moeda do Brasil (CMB) anunciou no dia 06 de outubro, a retomada dos exames complementares no Exame Periódico para o ciclo 2023/2024. Essa decisão representa uma significativa vitória para os trabalhadores e para o Sindicato Nacional dos Moedeiros (SNM), que há tempos vem pleiteando a reintegração desses exames em prol da saúde e integridade dos trabalhadores.

A preocupação do sindicato em relação à saúde dos moedeiros vai além do que estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) sobre a realização dos exames periódicos para identificação de patologias relacionadas ao trabalho. A reintrodução dos exames complementares possibilita a avaliação e prevenção de outros fatores de risco, como diabetes, hipertensão arterial, alterações nas taxas de colesterol e triglicérides, câncer, obesidade, entre outros.

Dados técnicos revelam que esses exames são cruciais para o monitoramento da saúde dos trabalhadores. Através deles, é possível detectar precocemente condições médicas, contribuindo assim para uma abordagem preventiva e mais eficaz no cuidado com a saúde dos moedeiros.

O Sindicato Nacional dos Moedeiros tem sido incansável em sua missão de garantir melhores condições de trabalho e saúde para os trabalhadores, e a retomada dos exames complementares é um passo importante nesse sentido. A direção do SNM enfatiza a importância da participação de todos os moedeiros nos exames periódicos, reforçando que a saúde do trabalhador deve sempre ser priorizada em qualquer cenário.

Plano de Saúde
Nesta semana, foi criada a comissão que vai tratar sobre o plano de saúde dos trabalhadores, conforme solicitação do SNM no Acordo Coletivo 2023/2024, a fim de minimizar os impactos da CGPAR 42.

Ambulatório

Outra demanda que o Sindicato vinha pleiteando ao longo dos últimos anos era o retorno dos serviços médicos no Ambulatório da CMB, estendendo esses cuidados aos trabalhadores terceirizados. O funcionamento ativo do ambulatório é de suma importância para todos os colaboradores, especialmente considerando as dificuldades de acesso à empresa e o considerável número de funcionários que não possuem plano de saúde.

A reintrodução do ambulatório possibilita que os trabalhadores tenham acesso a tratamentos médicos ágeis e seguros quando necessário. Atualmente, o ambulatório oferece atendimento em diversas especialidades, incluindo Médico da Família, Fisioterapia, Ortopedia, Nutrição e Psicologia.

Passado dois meses do retorno dos serviços ambulatoriais, o Sindicato gostaria de receber a opinião dos trabalhadores sobre o retorno do atendimento. O SNM receberá este feedback no próximo encontro “Pé da Árvore” e pelo e-mail: sindicato@sindicatodosmoedeiros.org.br

O SNM agradece à Diretoria Executiva da CMB pela atenção dedicada às demandas dos trabalhadores e continuará atuante e vigilante, assegurando que melhorias contínuas na área da saúde do trabalhador sejam implementadas para o benefício de todos os profissionais da Casa da Moeda do Brasil. A saúde dos moedeiros é uma pauta inegociável, e o sindicato permanecerá firme em sua defesa.

Diretoria de Comunicação | Sindicato Nacional dos Moedeiros