O Pé da Árvore realizado na última quinta-feira (24) abordou os seguintes temas: Acordo Coletivo de Trabalho 2021, Assembleia de Horas Extras, Acordo de Promoção e Progressão.
Acordo Coletivo de Trabalho
No dia 16 de junho, foi publicado o despacho do Ministro vice-presidente do TST, Luiz Phillipe, o qual pediu que a Casa da Moeda do Brasil se pronunciasse, em até 15 dias, sobre seu posicionamento, e que também em 15 dias, o Ministério Público apresentasse seu parecer sobre o dissídio. Após o posicionamento de ambas as partes, o processo de Dissídio Coletivo será distribuído para o sorteio do relator.
O SNM ressalta que o arquivamento do processo de mediação ocorreu após a Casa da Moeda não aceitar o acordo proposto pelo Ministro.
Assembleia de Horas Extras
Os trabalhadores lotados no DECED e nas áreas de apoio deliberaram por manter a Assembleia de Horas Extras em aberto até que seja homologado o Acordo de Promoção e Progressão na justiça.
A decisão dos trabalhadores em não deliberar sobre a realização de horas extras, no dia de hoje, advém da insegurança quanto às sucessivas mudanças de posicionamento da Casa da Moeda frente aos últimos acordos – promoção e progressão e acordo coletivo de trabalho 2021.
Participaram da Assembleia 158 trabalhadores, e o resultado apurado foi de: 96 votos para manter a assembleia em aberto, 31 para que fosse deliberada a proposta de acordo de horas extras na data de hoje e 31 abstenções.
Assim que a homologação do acordo for concluída, o Sindicato retornará com a Assembleia para a deliberação sobre o acordo de horas extras no DECED e nas áreas de apoio, conforme OF.SEI Nº 275/2021 e OF.SEI Nº 326/2021.
Acordo de Promoção e Progressão
O Jurídico do Sindicato peticionou, na quinta-feira (24), o pedido de audiência, em segunda instância, para homologar o acordo de promoção e progressão. O SNM aguardará o posicionamento da justiça.
Diretoria de Comunicação | Sindicato Nacional dos Moedeiros