Confraternização dos Aposentados no Sindicato Nacional dos Moedeiros é um sucesso!

O Sindicato Nacional dos Moedeiros comemorou no dia 24 de janeiro de 2018, quarta-feira, a Festa dos Aposentados. A confraternização reuniu centenas de aposentados, seus familiares, além da diretoria do SNM que comemoraram este dia com gratidão, respeito e confraternização!

A confraternização dos aposentados de 2018 foi a primeira a ser realizada na sede de Santa Cruz, anteriormente esta festividade era realizada no dia de Santana, padroeira de todos os trabalhadores e trabalhadoras da Casa da Moeda. Eles e elas chegaram logo cedo, já de manhã, cedinho, o dia ensolarado e o céu azul recebeu-os com o calor do afeto.

Aqueles que trabalharam durante toda sua vida na histórica Casa da Moeda, uma das instituições com maior respeitabilidade do país e reconhecida pelo povo brasileiro como um patrimônio nacional, retornaram para o seu Sindicato e ali passaram um dia de reencontros, comunhão entre os trabalhadores da ativa, os diretores do Sindicato, com café da manhã farto, um almoço espetacular com um churrasco com tudo que se gosta, música boa de qualidade, DJ que botou o som pra cima e a fantástica banda Alto Astral, que trouxe grandes sucessos de hoje e clássicos, levando os presentes para a pista.

Tudo aconteceu da melhor maneira, como merecem os que hoje são aposentados e que, para a diretoria, estes homens e mulheres são um exemplo de dignidade e de dedicação à luta moedeira.

O diretor da secretaria dos aposentados, Arnaldo Ferreira da Silva, o Miller, destacou a importância de hoje: “vemos com muita satisfação essa reunião aqui, pois o trabalhador quando sai da ativa muitas vezes não tem como interagir entre si, então, este é um momento de interação entre todas as gerações. Por isso estamos tentando melhorar cada vez mais, hoje temos projetos como hidroginástica, um plano de saúde bem acessível para eles, para que possam ser atendidos com dignidade. A nossa acolhida aos aposentados é aquilo que nossos pais nos ensinaram, respeitar os mais velhos, os que vieram antes de nós e tem muito a nos ensinar. Eles e elas trabalharam bastante, deram o seu sangue, e o que fazemos aqui para eles nos deixa muito alegres e, quem sabe, quando for nossa vez, receberemos a mesma acolhida que oferecemos a eles hoje. É tudo uma continuidade”.

Diretor Edson, da Comunicação, também falou sobre a importância de trazer os aposentados para confraternizarem entre si em seu Sindicato de sempre: “para a gente é uma honra recebê-los aqui nesse dia nacional dos aposentados onde a gente procura dar um pouco de carinho para aqueles que contribuíram para o crescimento do Brasil junto à Casa da Moeda. Sabemos que hoje os aposentados vivem uma situação difícil, o governo praticamente não dá voz à eles quando se aposentam, então recebê-los aqui com essa alegria gera uma satisfação em todos nós. Vale dizer que eles aqui continuam sindicalizados ao nosso sindicato através da FAPERJ e contribuem para que possamos aprimorar essa festa, e é com bastante orgulho que a realizamos, assim, sabendo que a realidade da maioria dos aposentados é ganhar salários baixos definidos pelo INSS justamente em um período em que mais se necessita de cuidados médicos, onde os planos de saúde praticamente rejeitam pessoas que tem uma certa idade, nosso sindicato hoje, nesta festa, fez uma parceria e providenciou um stand de uma corretora de saúde que está fazendo uma pesquisa de opinião sobre as necessidades dos aposentados em suas regiões, e essa empresa procurará atendê-los nesse momento em que sempre se precisa de maior cuidado com a saúde.

Sobre o julgamento de Lula, que também está  sendo neste dia, que se possa refletir muito. Anteriormente falamos sobre a presença tanto de idosos quanto de crianças de todas as idades aqui hoje, e de como isso é emocionante. E vemos como estão procurando descredenciar as instituições e as referências públicas. Hoje, quando perguntamos a um jovem se ele quer ser um governador, um presidente, ele diz: Não! Ora, estão fazendo com que as pessoas não tenham mais referências políticas, de figuras públicas, como o Lula, que trouxe uma melhoria para os mais pobres, fez uma melhor distribuição de renda. Ser condenado por suposições é ruim, e além disso devia se preservar a instituição Presidência da República”.

O presidente do Sindicato Nacional dos Moedeiros, Aluízio, também se pronunciou sobre a comemoração do Dia dos Aposentados da Casa da Moeda: “ temos que agradecer muito em nome da tricentenária Casa da Moeda, em nome daqueles que nos antecederam e mantiveram esta história viva, e hoje cabe a nós manter esta história de luta, pois o momento político no país é difícil. A empresa que tem uma história que em muitos momentos se confunde com a história do Brasil, e faz parte de nossa soberania, cumpre um papel diferenciado, não desmerecendo as outras empresas que também têm seu papel importante, porém, estar fazendo hoje essa primeira festa em homenagem aos aposentados da Casa da Moeda do Brasil é um marco, que antes era realizada junto com o Dia de Santana, 26 de julho. E naturalmente os trabalhadores da ativa cobravam o porquê dessa data, que é comum a todos os trabalhadores da Casa da Moeda, dia da nossa padroeira, ter uma festa específica para um segmento importante, mas com o impedimento para os trabalhadores na ativa participarem. Quebrar tradições é difícil, mas construímos isso com os aposentados, de transformar o dia 26 de julho, feriado, uma festa para os trabalhadores ativos e inativos, e transformar o 24 de janeiro, Dia do Aposentado, na data em que realizamos a festa dos aposentados, e hoje estamos tendo resultado, com aposentados e dependentes, filhos, netos e outros familiares.

Se transformou em um dia um pouco mais especial pelos acontecimentos políticos que se desenrolam hoje, porque o que esses companheiros conquistaram, fruto de um país que precisava ser melhorado, mas que tinha um reconhecimento aos trabalhadores, e grande parte deles trabalharam em áreas insalubres, especiais e com periculosidade, e que tem todo um reconhecimento ao trabalhar muito cedo e ter sua aposentadoria, é um risco que o Brasil corre hoje. Nossa festa já estava marcada desde 2017 e coincidiu de ser o dia do julgamento do presidente Lula, que, independente do juízo de valor sobre ele, representa um segmento da sociedade, os trabalhadores, então, levá-lo a um júri e condená-lo baseando-se em ilações é pouco razoável. Esse dia é marcado pela alegria de ver os trabalhadores aposentados da Casa da Moeda e, por outro lado, de preocupação por esse momento, em que muitas outras pessoas correm o risco de não alcançar esse marco, a aposentadoria. Defender hoje o presidente Lula é defender a nós mesmos, porque se fazem isso com ele que foi um presidente da República, imagine o que podem fazer conosco, que somos trabalhadores comuns”.