O que significa ser de direita, esquerda, liberal e conservador?

O que significa ser de direita, esquerda, liberal e conservador?

Ser de direita, esquerda, liberal ou conservador são posicionamentos políticos e ideológicos.

Esses conceitos representam ideologias políticas e econômicas que se diferenciam umas das outras pelas características e pela opinião que têm sobre qual é o papel do Estado (governo) na sociedade.

O que significa ser de direita e de esquerda?

Direita e esquerda são posições políticas contrárias. Em geral quem se identifica com a direita defende valores mais ligados à liberdade individual. Já quem tem mais identificação com a visão política de esquerda defende ideias ligadas à coletividade.

A divisão política entre direita e esquerda se fortaleceu no período em que o Brasil esteve na ditadura militar (1964-1985). Nessa época as pessoas que apoiavam o regime militar eram consideradas de direita e as pessoas contra o regime eram de esquerda.

Direita

O posicionamento de direita entende que o poder de influência e de regulamentação do Estado sobre a sociedade deve ser limitado, o Estado deve ter um poder de controle social limitado.

Dessa forma boa parte das decisões são tomadas individualmente e não através do Estado. Isso se reflete em vários setores da sociedade, como nas políticas econômicas, na carga tributária e nos gastos públicos.

Fazem parte das ideias de direita a diminuição dos impostos, a redução de algumas políticas públicas assistenciais e mais liberdade de escolha e funcionamento para o setor privado (empresas).

Esquerda

Já a esquerda entende que o Estado deve ter grande poder de influência na sociedade, principalmente para controlar e garantir que existam igualdades de oportunidades para todos os cidadãos. A esquerda também entende que o Estado deve interferir na regulação das políticas econômicas adotadas.

Ao contrário do que acontece na direita, as ideias de esquerda são mais voltadas às necessidades coletivas e aos interesses de grupos formados por minorias em busca de mais igualdade social.

O que significa ser liberal e conservador?

Os conceitos de liberal e conservador também podem ser relacionados com os posicionamentos políticos de direita e esquerda. Entenda mais:

Liberal

Ser liberal pode significar posicionamentos diferentes de acordo com cada país. Em alguns lugares pode ser associado à tendências políticas de esquerda e em outros de direita.

O liberalismo é ligado à ideias que podem incluir a defesa de direitos humanos e de liberdades individuais. No Brasil, por exemplo, os liberais são associados à ideologia de direita que inclui a defesa da liberdade de mercado, da propriedade privada e da interferência limitada do Estado.

Em outros países, como nos Estados Unidos, o conceito de liberal pode ser associado à ideias de esquerda, como é o caso de decisões políticas sobre a regulamentação do uso de drogas. No Brasil é diferente, quando se fala em liberal, a maior referência é para questões econômicas.

Por ter essa variação de conceitos é difícil fazer uma definição exata do que significa ser liberal.

Conservador

O termo conservador é associado à de continuação e manutenção de instituições mais tradicionais. Faz uma oposição às políticas que são mais progressistas, às ideias consideradas revolucionárias e às alterações que têm o objetivo diminuir as desigualdades sociais.

O pensamento político conservador costuma defender ideias ligadas à manutenção da família e de costumes sociais tradicionais, muitas vezes com base em princípios religiosos. Os conservadores também defendem a liberdade nas políticas econômicas.

Ainda que as ideias defendidas pelos conservadores sejam ligadas aos valores mais tradicionais da sociedade de cada país, da mesma forma como acontece no liberalismo, o conceito de conservadorismo pode ter algumas variações.

Qual a origem das expressões direita e esquerda?

A origem do surgimento das expressões direita e esquerda, como pensamentos políticos diferentes, vem do período da Revolução Francesa, que aconteceu no fim do século XVIII. Na Assembleia era comum que um grupo de parlamentares ficasse sentado à direita do presidente e outro grupo ficasse à esquerda.

O grupo que sentava à direita costumava debater ideias e defender interesses que tinham características mais tradicionais e conservadoras. Já o grupo que se posicionava do lado esquerdo defendia os direitos de grupos mais populares e de camadas mais pobres da população.

Foi em razão dessa forma de organização na Assembleia e das posições políticas contrárias que os termos direita e esquerda, com o passar do tempo, foram associados às preferências políticas.

Esquerda e direita atualmente

Hoje em dia, entre os posicionamentos de direita e esquerda existem vários outros posicionamentos políticos intermediários.

Essas variações de ideologia podem ser organizadas em uma espécie de escala que é chamada de régua ideológica. Veja:

Régua ideológica

Direita, esquerda e economia

Em relação às questões ligadas às políticas econômicas as ideologias de direita e esquerda também têm diferenças.

A direita tem ligações com o modelo chamado de liberalismo econômico. Esse modelo se refere à auto regulação do mercado, em que existe grande liberdade para a tomada de decisões econômicas de forma individual e sem muito controle do Estado.

Ao contrário disso a esquerda pode ser relacionada com menos liberdade na economia e com maior intervenção do Estado nas políticas econômicas.

Na extrema-esquerda predomina a ideia de total planificação na economia em relação a todas as pessoas, ou seja, total igualdade em relação às questões econômicas. Na extrema-direita a ideia principal é o oposto, total liberdade de mercado com pouca regulamentação econômica feita pelo Estado.

Partidos de esquerda e de direita

Conheça alguns partidos brasileiros que se identificam com as posições de direita e esquerda.

Esquerda Centro-esquerda Centro Centro-direita Direita
PSTU, PCdoB, PSOL PT, PDT, PPS PSB, PR, MDB PSDB, PTC, PRP PSC, PSL, PP

É importante saber que alguns partidos podem estar dentro de mais de um espectro político em função de diferenças de pensamento que existem dentro dos próprios partidos.

Essas subdivisões são chamadas de correntes internas. É o caso do PT (que pode associado à esquerda ou centro-esquerda) e do PSC (que pode ser centro-direita ou direita).

O que é uma ideologia política?

Uma ideologia política representa um grande conjunto de ideias e valores que são ligados à ordem social, à política e outras questões relacionadas com o funcionamento de uma sociedade.

A ideologia é ligada a muitos aspectos, principalmente a forma como uma pessoa se identifica com questões sociais e com o poder do governo na regulamentação da sociedade. É a forma como entende que esses assuntos devem ser tratados na política.

Mas, justamente por representar valores tão diferentes, definir o que cada um desses posicionamentos significa não é tão fácil. Isso também acontece porque os conceitos mudaram com o passar do tempo e com as transformações sociais.

Como identificar a sua ideologia política

Existe um teste que é capaz de identificar a identidade política de uma pessoa. É chamado de Diagrama de Nolan, Teste de Coordenadas Políticas ou Teste de Perfil Ideológico. O teste foi criado por um cientista político chamado David Nolan em 1969.

Ele é usado para ajudar a identificar e entender quais são os valores políticos mais presentes no pensamento de uma pessoa. O teste é capaz de verificar quais são as ideologias mais presentes de acordo com as respostas que são dadas.

Para fazer o teste é preciso responder a um questionário. De acordo com as respostas é possível saber qual a maior tendência ideológica de uma pessoa: direita, esquerda, liberal ou conservador.

Existem algumas variações do questionário e dependendo da versão os resultados podem ter algumas diferenças. Alguns, mais simples, indicam o perfil entre direita, esquerda, liberal e conservador somente. Outros, um pouco mais complexos, consideram as variações intermediárias de pensamento da régua ideológica.

Faça o teste aqui.

 

https://www.todapolitica.com/direita-esquerda-liberal-conservador/

 

Obs. O SNM sabe que existem várias correntes de pensamentos sobre este assunto, mas considera ser fundamental ter uma base mínima de conhecimento neste momento de decisão política em nosso pais, e esta matéria tem o intuito de ajudar no discernimento e saber da categoria Moedeira de forma isenta.

 

Att

Diretoria de Comunicação do SNM

 

 

 

 

 

Marcus Mattos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *