PÉ DA ÁRVORE 08 DE OUTUBRO DE 2020

O Pé da Árvore Virtual realizado neste 08 de outubro de 2020, pelo presidente Roni Oliveira e pelo Diretor Edson Francisco, abordou os seguintes informes: Promoção e Progressão, Pagamento das Horas Extras, Auxílio Creche e a Troca da Diretoria.

Promoção e Progressão

O Presidente Roni Oliveira iniciou o Pé da Árvore informando sobre a decisão judicial favorável aos trabalhadores no processo acerca do Edital de Promoção e Progressão 2019 e 2020.

O SNM tentou de resolver o descumprimento dos Editais de 2019 e 2020 de forma administrativa. A decisão de ingressar com Ação Judicial contra a Casa da Moeda, por descumprimento dos Editais de Progressão e Promoção de 2019 e 2020, ocorreu no dia 28 de julho, em Assembleia, na qual aproximadamente 96% dos participantes aceitaram o ingresso da ação.

No dia 05 de outubro, a juíza Lila Carolina Lopes decidiu pela suspensão dos editais de 2019 e 2020, após a Casa da Moeda não cumprir o previsto no PCCS. A decisão corroborou o entendimento do Sindicato Nacional dos Moedeiros de que a Casa da Moeda incorre numa ilegalidade dando prosseguimento ao edital.

Após a suspensão dos editais, o Sindicato busca no julgamento do mérito uma distribuição de faixas satisfatória e igualitária, conforme previsto na resolução n° 9 do DEST e PCCS.

Pagamentos das Horas Extras

No último contracheque a Casa da Moeda fez o pagamento das horas extras de forma errada. Posteriormente a empresa reconheceu o erro e informou que fará o pagamento correto em folha suplementar.

Pagamento do Auxílio Creche

Em relação ao Auxílio Creche, a empresa voltou atrás do seu posicionamento, e informou que pagará o Auxílio Creche de forma integral e retirou a obrigatoriedade da comprovação de matrícula e frequência.

Salário Substituição

O SNM entende que o pagamento do salário substituição deve ser baseado pelo o que consta no ACT, pois é superior a qualquer norma da empresa.

A CMB informou, em reunião paritária, que não recebeu reclamações sobre o pagamento do salário substituição.

O Sindicato pede a todos os moedeiros que estejam passando por qualquer problema em relação ao salário substituição e as demais cláusulas do ACT que enviem um e-mail para o endereço sindicato@sindicatodosmoedeiros.org.br, relatando o que vem acontecendo.

Troca da Direção

O Sindicato lamenta a demora de uma definição para a Direção da empresa. Foi marcada uma reunião do CONSAD para o dia 15 de outubro, essa demora prejudica a CMB, pois se encontra paralisada à espera de uma definição.

O Sindicato espera que a nova diretoria da CMB tenha um novo modelo de gestão para a Casa da Moeda e entenda a importância e a história da empresa para o País e para a sociedade brasileira.

Diretoria de Comunicação SNM