Resumo do Pé da Árvore 30 de julho de 2020

O Pé da Árvore Virtual realizado neste 30 de julho, pelo presidente Roni Oliveira, abordou os seguintes temas: Resultado da Assembleia Geral; Acordo de horas extras; Novo formato de comunicação através das mídias sociais; Anúncio do lançamento da cédula de R$ 200, e Teletrabalho.

– Formas de Comunicação

Roni iniciou o Pé da Árvore analisando as vantagens da comunicação virtual. O novo modelo possibilita maior acesso à informação. Roni afirmou que o Sindicato vai voltar com o Pé da Árvore presencial assim que findar a pandemia, mas manterá a comunicação de forma virtual. Os algoritmos do site e das mídias sociais mostram que muitos moedeiros preferem acompanhar o Pé da Árvore em horários alternativos. Essa flexibilização permite ao funcionário estar sempre a par das informações disponibilizadas pelo Sindicato.

-Assembleia Geral

Na Assembleia Geral, ocorrida no dia 28 de julho, a categoria aprovou o ajuizamento da ação judicial e seus custos, referente ao descumprimento dos Editais de promoção e progressão 2019/2020 e avaliação de desempenho. O Sindicato agradece a participação de todos os moedeiros.

– Acordo de horas extras

Em maio de 2020, a categoria aprovou a aceitação de um acordo de realização das horas extras até 31 de agosto. A data coincide com a alteração de benefícios considerados essenciais para o trabalhador. Na ocasião, os trabalhadores entenderam a situação que a empresa enfrentava com a possibilidade da privatização e a quebra de monopólio. Após o Congresso sinalizar a manutenção do monopólio e o presidente Bolsonaro afirmar que não privatizará a CMB, vivemos um novo cenário: alta demanda de produção e a criação de novas cédulas.

Diante do cenário atual, o Sindicato e a categoria esperam a sensibilização da diretoria da Casa da Moeda para que não ocorra alteração nas cláusulas que atingem, em suma, os moedeiros da produção. Manter as cláusulas como serão usufruídas até agosto, é medida justa para que os trabalhadores tenham tranquilidade e dedicação durante a pandemia.

– Lançamento da cédula de R$ 200

Roni também comentou sobre o lançamento da cédula de R$ 200. A garantia que a Casa da Moeda dá ao Banco Central para atender toda a demanda resulta do fato de termos uma empresa nacional, 100% pública, com trabalhadores capazes de atender toda a demanda de produção do meio circulante e compromissados em trabalhar com zelo e segurança necessária.

– Teletrabalho

Roni destacou outro fato que é preciso ser discutido entre os trabalhadores: a realidade do teletrabalho. A Casa da Moeda precisa encontrar uma forma de subsidiar o funcionário em teletrabalho, que acaba sendo onerado em suas despesas pessoais – um assunto que precisa ser levado à próxima discussão de ACT.

O Sindicato está disponibilizando o Pé da Árvore na íntegra através do seguintes aplicativos: Facebook, Youtube, Spotfy e SoundCloud.

Diretoria de Comunicação SNM