TCU ouve Ministério da Economia sobre participação da Casa da Moeda em concorrência internacional

TCU ouve Ministério da Economia sobre participação da Casa da Moeda em concorrência internacional

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou oitiva do Ministério da Economia para que informe se a economia obtida pelo Banco Central do Brasil com aquisições internacionais não seja compensada pela perda de receita pela Casa da Moeda do Brasil, acarretando, ao final, prejuízos à União. O Tribunal questiona o Ministério sobre os riscos de que a capacidade produtiva da Casa da Moeda do Brasil sofra redução em razão das perdas de receita para o mercado internacional, bem como sobre os riscos de se manter a estrutura da CMB nos moldes atuais – com deficiências na gestão de mão de obra e de produção, o que a torna incapaz de efetivamente competir com o mercado internacional na fabricação de moeda.

O TCU indaga a pasta, ainda, sobre a importância estratégica de manter a produção de cédulas e moedas estatizada, sobre o volume mínimo de aquisições do meio circulante necessário para a manutenção das operações da CMB sem que esta experimente resultados negativos, e sobre as perspectivas de efetivação das adaptações necessárias para que a Casa da Moeda do Brasil se torne competitiva internacionalmente.

O relator do processo, ministro Raimundo Carreiro, acolheu as sugestões de voto do ministro Bruno Dantas. (TC 000.525/2019-7)

https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/destaques-da-sessao-plenaria-da-ultima-quarta-feira-15-5.htm

Diretoria de Comunicação do SNM

Marcus Mattos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *