Trump não deixa chinês comprar empresa estratégica

Trump não deixa chinês comprar empresa estratégica

O SNM reproduz abaixo matéria do site france24 e pergunta: como pode o Brasil estar assim, em liquidação, ou melhor, liquidando seu patrimônio enquanto os outros países do mundo, cada vez mais, adotam medidas de defesa de suas indústrias nacionais.

Trump bloqueia aquisição de fabricante americana de semicondutores por empresa chinesa

O presidente Donald Trump bloqueou nesta quarta-feira (13) as tentativas, por uma estatal chinesa, de adquirir uma fabricante americana de semicondutores. Trump afirmou que a venda seria uma ameaça à segurança nacional dos EUA.

Segundo o Departamento do Tesouro, a compra da Lattice Semiconductor Corporation pela Canyon Bridge Fund, uma empresa do governo chinês, poderia prejudicar o fornecimento de componentes eletrônicos “sensíveis” ao governo americano.

A administração Trump adotou uma postura agressiva perante a China em assuntos de comércio internacional e segurança. O governo já lançou diversas investigações sobre o impacto dos negócios de Pequim na segurança nacional americana.

(…)

Na França:

Macron estatiza estaleiro nacional

De amigo navegante:

Macron estatiza grande estaleiro naval de Saint-Nazaire para impedir que o controle da empresa passe para a Itália e para a China. Parece que os liberais da França são mais pragmáticos e menos dogmáticos que os nossos.

Via Le Monde:



O governo optou por nacionalizar o estaleiro STX, em vez de confiar as chaves ao grupo italiano Fincantieri. Esta operação “temporária” pretende “defender os interesses estratégicos da França”, disse o ministro da Economia.

(…) A operação foi formalizada na quinta-feira, 27 julho pelo ministro da Economia, Bruno Le Maire, e deve ser implementada até sexta-feira à noite. (…) Esta é a primeira decisão presidencial importante em uma matéria industrial. Em um setor no qual muitos previram um programa de privatização, o recém-eleito presidente Emmanuel Macron abre seu governo com uma nacionalização muito inesperada. (…)

O futuro de Saint-Nazaire, um local histórico do qual zarparam navios tão famosos como o Normandie ou o Queen Mary 2, era acompanhado de perto pelo governo há anos. Durante a última crise no setor, quando a carteira de pedidos dos estaleiros estava vazia, o governo agiu preventivamente para evitar um fechamento permanente.

(…) Para a esquerda, a decisão de Emmanuel Macron de nacionalizar os estaleiros é bem-vinda. “O interesse industrial e estratégico das oficinas de Saint-Nazaire justifica o interesse do Estado”, aprova Boris Vallaud, deputado do Partido Socialista.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *