Vale precisa ser reprivatizada, diz secretário de desestatização

Brasília – O secretário especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia, Salim Mattar, disse que o modelo de privatização da Vale tem equívocos e precisar ser refeito.

“Nós estamos aqui pra reprivatizar a Vale”, disse, durante palestra em seminário promovido pela revista “Voto”, em Brasília.

O secretário defendeu ainda que é preciso fechar estatais deficitárias e afirmou que serão privatizadas ou fechadas as quatro estatais que estão sob o Ministério da Economia: Casa da Moeda, IRB Brasil RE, Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e Dataprev.

Com relação aos outros ministérios, Salim Mattar afirmou que está cobrando os titulares das pastas que apontem que áreas podem ser concedidas para a iniciativa privada.

O secretário disse ainda que é preciso fazer com que a iniciativa privada gire o mundo dos negócios e que o Estado não deve atuar em todas áreas.

Críticas a Lewandowski

Mattar afirmou também que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski está retendo a privatização das subsidiárias da Petrobras.

O ministro é relator de diversas ações sobre concessões à iniciativa privada. Em junho, decisão liminar (provisória) de Lewandowski proibiu o governo de privatizar estatais sem o aval do Congresso.

Mattar voltou a afirmar que a Petrobras, Caixa Econômica e Banco do Brasil não serão privatizadas, e sim remodeladas. Citou ainda a meta do ministro da Economia, Paulo Guedes, de vender US$ 20 bilhões em estatais neste ano.

Att

Diretoria de Comunicação do SNM