Ameaça a Soberania! Crane AB, que fez cédulas para o Brasil, é excluída dos contratos do governo liberiano após escândalo

A Crane Currency foi excluída de todos os contratos futuros na Libéria após um escândalo envolvendo mais de 14 milhões de euros em notas bancárias ilicitamente impressas, disse o Ministro das Finanças do país.

Samuel Tweah, ministro das Finanças da Libéria, disse ao Front Page Africa que novas notas serão impressas para substituir todas as notas atualmente em circulação, que podem incluir aquelas que foram supostamente impressas de maneira fraudulenta pela Crane Currency.

O escândalo envolve aproximadamente € 14,4 milhões em moeda local, impresso ilicitamente pela Crane Currency e depois canalizado de volta para a economia liberiana. Vários altos funcionários do Banco Central da Libera estão enfrentando acusações de sabotagem econômica, roubo de propriedade, conspiração criminosa, facilitação e solicitação. Um custo adicional de lavagem de dinheiro foi adicionado no início deste mês.

Nathaniel Patray, governador do Banco Central da Libéria, disse que até agora nenhuma decisão foi tomada sobre quem imprimirá as novas cédulas.

O turno entrou em contato com a Crane Currency em Malta por sua reação às notícias de que seus negócios não eram bem-vindos na Libéria. “Não comentamos sobre nossos clientes ou clientes em potencial”, disseram eles.

Em março passado, a Crane Currency foi acusada de receber mais de € 700.000 pela impressão de notas bancárias adicionais em dólar liberiano, além do que havia sido contratado.

A notícia veio apenas um dia depois que o primeiro-ministro Joseph Muscat inaugurou um centro de atendimento ao cliente na fábrica de Crane Currency em Malta, elogiando a empresa e dizendo que “havia excedido as expectativas”.

Na Libéria, está sendo associado a “um dos maiores escândalos financeiros da história da Libéria”. Um trecho do relatório da Equipe de Investigação do Presidente da Libéria afirma que Crane era parte em dois contratos para imprimir dólares liberianos, incluindo os fundos ilícitos, e que em 2016 “conspirou consciente e voluntariamente com os funcionários da CBL para fraudar o Governo de Libéria.”

Em uma resposta anterior ao The Shift, a Crane Currency insistiu em “operar em total conformidade com a lei”, acrescentando que “rejeita completamente qualquer alegação de irregularidade”.

O governo comprometeu os contribuintes malteses a financiar 81 milhões de euros em empréstimos à empresa depois que o primeiro-ministro agradeceu seu chefe de gabinete Keith Schembri por atrair a empresa para Malta.

Schembri mais tarde admitiu em um comunicado que sua empresa “pode” ser encarregada de fazer manutenção nas máquinas Komori se a Crane Currency decidir comprá-las “, como havia acontecido com a outra empresa no setor de moedas que opera em Malta”.

Quando perguntado se ele achava que Schembri se beneficiaria pessoalmente do acordo que ele ajudara a facilitar, o primeiro-ministro disse: “não há pista”. Um porta-voz do governo se recusou a comentar se esse acordo apresentava um conflito de interesses para o chefe de gabinete.

Fonte: