Convocação para Assembleia quinta-feira, 7 de junho

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Indústria Moedeira, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca todos os trabalhadores moedeiros, para Assembleia Geral Extraordinária que fará realizar em 07 de junho de 2018 (quinta-feira), na Rua Rene Bitencourt, 371, Distrito Industrial de Santa Cruz, RJ (em frente à Casa da Moeda do Brasil), as 07:00 (sete horas), em primeira convocação e as 08:00 horas em segunda e última convocação, para o primeiro e o segundo turno e as 15:00 horas em primeira convocação e as 16:00 horas em segunda e última convocação para o terceiro turno, com a seguinte ordem do dia:

1. Apreciação e votação da proposta de Acordo 2017/2018 apresentada pelo Ministro Vice Presidente do TST referente ao Processo TST PMPP – 1000054-94.2018.2.00.0000;

2. Assuntos Gerais.

Rio de Janeiro, 05 de Junho de 2018.

Aluizio Firmiano da Silva Junior

Avaliação da direção do SNM

Aos 4 de junho 2018, o Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente do TST, Ministro Renato de Lacerda Paiva, despachou no processo de mediação número: PMPP- 1000054 94.2018.5.00.0000, proposta de conciliação para o impasse em relação ao acordo coletivo de trabalho 2017 e 2018.
Destacamos que a proposta apresentada pelo Ministro Vice-Presidente é fruto de duras negociações ao longo do ano de 2017 até a presente data.
Esse avanço só foi possível graças à persistência dos Trabalhadores, e apesar de considerar não ser o ideal para a categoria moedeira, assegura avanços diante das propostas apresentadas inicialmente pela CMB, com destaque em relação aos direitos e benefícios arduamente conquistados pelos moedeiros(as) ao longo de sua existência e postos em risco com a reforma trabalhista.
A proposta traz também em seu bojo uma cláusula de custeio sindical de 1/2 (meio) dia de trabalho, que no entendimento da direção SNM diminui sua arrecadação tão importante para manutenção das lutas, principalmente contra o processo de desmonte e privatização da CMB, pois impõe ao Sindicato desistência da cobrança de 1 (um) dia de trabalho como Contribuição Sindical referente a 2018, que fora aprovada em Assembleia pelos Trabalhadores.

Edital Progressão e Promoção 2017

Na mesma assembleia será realizada consulta a categoria em relação a proposta apresentada pela CMB referente ao edital de Progressão e Promoção 2017.

Resumo dos pontos da proposta do Ministro Vice Presidente do TST:

I – reajuste sobre salários e benefícios (reajustados com base nos reajustes sobre salários) de 3,51%,
retroativo a janeiro de 2018, para todos os empregados que mantinham relação de emprego com a
requerida em 01/01/2018;
II – reajuste do auxílio alimentação no valor de R$ 36,00, retroativo a janeiro de 2018, para todos os
empregados que mantinham relação de emprego com a requerida em 01/01/2018;
III- abono indenizatório no valor de R$ 1.000,00, para todos os empregados que mantinham relação de
emprego com a requerida em 01/01/2018;
IV- manutenção de todas as cláusulas sociais previstas no ACT de 2017/2018, com as seguintes ressalvas:
IV.1 – alteração da utilização da creche interna, de modo a restringir a idade limite para utilização de
crianças até o final do ano que a criança completar 3 anos de idade.
IV.2 – exclusão da cláusula que trata do parcelamento de férias.
IV.3- previsão de licença paternidade ampliada para 20 dias, por meio de criação de cláusulas específicas;
IV.4- previsão de cláusula de custeio sindical em favor do SINDICATO NACIONAL DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA MOEDEIRA, nos termos da essência do pactuado no PMPP 1000191-76.2018.5.00.0000 (caso Vale S/A x Sindicato dos Ferroviários do Maranhão, Pará e Tocantins).

Confira a íntegra do despacho que traz a proposta de conciliação efetuada pelo Ministro Vice-presidente do TST, Renato Paiva.

[embeddoc url=”https://sindicatodosmoedeiros.org.br/wp-content/uploads/2018/06/despacho.pdf” download=”all”]

Att Diretoria de Comunicação do SNM