Dia dos moedeiros e da padroeira é comemorado em grande estilo no sindicato

O dia 26 de Julho foi escolhido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro como o Dia Estadual do Moedeiro, por ser esse o dia de Sant’ana, padroeira da nossa categoria, uma tradição que remonta à nossa raiz portuguesa.

Infelizmente, no ano de 2018, a atual diretoria da empresa quebrou a tradição de liberar os trabalhadores para participarem das festividades em torno da data. O Sindicato dos Moedeiros repudia essa atitude e, infelizmente, diante de tanta insensibilidade, passará a incluir este ponto nos acordos coletivos para que nunca mais isso ocorra.

Para que não houvesse prejuízo da missa e da festa organizada na nossa sede social, foi disponibilizado pelo Sindicato transporte para que os trabalhadores pudessem participar e depois seguirem para a Casa da Moeda.

Este foi o segundo ano no qual a festa foi aberta para todos, já que a festa dos aposentados foi comemorada em janeiro. O dia começou com um café da manhã oferecido pelo sindicato, que nutriu todos os que participaram da missa. Em sua homília, o padre relembrou que Sant’Ana é a avó de Maria, mãe de Jesus, e que este dia também é considerado o dia dos avós. Por isso, nele são cultivados os valores que devem orientar a formação das novas gerações.

Os moedeiros e suas famílias puderam desfrutar de um dia de lazer, com um delicioso churrasco e um animado show musical. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre eles os deputados federais Luiz Sérgio e dos deputados estaduais Gilberto Palmares e Waldeck Carneiro, além da equipe de outros parlamentares como a do deputado Celso Pansera, que são importantes parceiros na nossa luta contra a privatização da Casa da Moeda e pela dignificação da nossa categoria.

Att

Diretoria de Comunicação do SNM