Milhares de Trabalhadores se Reúnem em Brasília para Defender Direitos e Reivindicar Melhorias

Brasília foi palco, nesta quarta-feira (22), de uma grande manifestação que reuniu milhares de trabalhadores e trabalhadoras de todas as regiões do país. O evento, organizado pela CUT e por diversos sindicatos e movimentos sociais, teve como objetivo central a defesa de uma ampla pauta da classe trabalhadora, abrangendo desde a reconstrução do estado do Rio Grande do Sul até a revogação do Novo Ensino Médio, passando por questões fundamentais para a classe trabalhadora, como o trabalho decente e a correção da tabela do imposto de renda.

Ato e Plenária com Representantes do Governo

A marcha terminou em uma plenária, onde sindicalistas e trabalhadores tiveram a oportunidade de dialogar diretamente com representantes do governo federal. Durante as discussões, foram destacados os principais pontos de reivindicação, refletindo as diversas demandas das categorias representadas.

Pauta de Reivindicações

Reconstrução do Rio Grande do Sul: Os trabalhadores pedem medidas urgentes para a reconstrução do estado e a implementação de políticas de proteção e amparo aos seus trabalhadores e trabalhadoras, após os recentes desafios enfrentados pela região.

Educação: Uma das reivindicações centrais é a revogação do Novo Ensino Médio, porque a medida não atende às necessidades educacionais dos estudantes brasileiros e precariza a formação.

Valorização do Serviço Público: A manifestação também foi marcada pela oposição à PEC 32, conhecida como Reforma Administrativa, vista como uma ameaça aos direitos dos servidores públicos.

Convenção 151 e Negociação Coletiva: Em defesa da Convenção 151 da OIT, os trabalhadores reforçam a importância da negociação coletiva no setor público, visando garantir melhores condições de trabalho.

Trabalho Decente: A redução da jornada de trabalho e a criação de empregos decentes foram temas basilares, com ênfase na importância de condições laborais dignas e justas.

Igualdade Salarial: Os trabalhadores exigiram a efetiva implementação da lei que garante salário igual para trabalho igual, combatendo a disparidade salarial entre homens e mulheres.

Reforma Agrária e Segurança Alimentar: A defesa da reforma agrária e da garantia de alimentos na mesa dos brasileiros também foram pontos destacados, refletindo a importância de políticas agrárias justas.

Menos Impostos e Correção do I*: A correção da tabela do imposto de renda e a redução dos juros foram reivindicações expressas, visando aliviar a carga tributária sobre os trabalhadores.

Valorização do Salário-Mínimo e Aposentadorias: A valorização do salário mínimo e das aposentadorias foi apontada como essencial para garantir um padrão de vida digno aos trabalhadores e aposentados.

Transição Ecológica Justa: Em defesa da vida, os manifestantes clamaram por uma transição ecológica justa, que considere os aspectos sociais e ambientais de maneira integrada.

Direitos dos Motoristas por Aplicativos: A aprovação do PLC 12/24, que defende os direitos dos motoristas por aplicativos, foi um ponto importante, refletindo a necessidade da regulamentação e proteção para essa categoria crescente.

União e Mobilização

A marcha em Brasília demonstrou a força e a união da classe trabalhadora brasileira. O evento não apenas evidenciou as diversas demandas dos trabalhadores, mas também a capacidade de mobilização e articulação em prol de direitos e melhorias sociais. Os diálogos com os representantes do governo federal marcam um passo importante na luta contínua por um Brasil mais justo e igualitário para todos.

Sindicato Nacional dos Moedeiros

Reforçando o compromisso com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras, oo Sindicato Nacional dos Moedeiros se fez presente nesse importante ato em defesa da classe trabalhadora. Seguimos firmes na defesa dos direitos dos trabalhadores moedeiros e na construção de um futuro melhor para todos.