RESUMO DO PÉ DA ÁRVORE 23 DE SETEMBRO DE 2021

O Pé da Árvore realizado nessa quinta-feira (20), tratou especificamente sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2021 e 2022 e a realização de horas extras no Departamento de Cédulas.

ACT 2022

O presidente Roni informou aos trabalhadores que a direção do Sindicato Nacional dos Moedeiros já está trabalhando no novo caderno base para o Acordo Coletivo de 2022. Como é realizado todos os anos, o SNM está recebendo sugestões para a inclusão de cláusulas na proposta que será apresentada à Casa da Moeda. Os moedeiros podem enviar suas propostas até o dia 27 de setembro para o e-mail: act@sindicatodosmoedeiros.org.br

ACT 2021

Logo após o Pé da Árvore, o Sindicato recebeu a confirmação da data e do horário da reunião com o Ministro relator do Dissídio Coletivo, Alexandre Belmonte. A audiência está marcada para o dia 27 de setembro, às 14h30min.

Além da proposta enviada pela Casa da Moeda, o Sindicato vai apresentar um memorial com todas as tratativas de negociações realizadas administrativamente e no processo de mediação com o vice-presidente do TST, Luiz Phillipe.

Horas Extras

A Casa da Moeda enviou um ofício ao Sindicato com o pedido de realização de horas extraordinárias até o final do ano. Junto ao ofício, a empresa apresentou uma fundamentação para a realização de horas extras por mais de dois meses, o nosso jurídico está analisando o tema. Enquanto isso, o Sindicato vai continuar realizando as assembleias de horas extras como ocorrera anteriormente, pelo período de dois meses. Na próxima semana o Sindicato convocará uma assembleia para a deliberação do tema.

A direção do Sindicato recebeu os protestos dos trabalhadores que tiveram as horas extras canceladas no meio do final de semana. O cancelamento gerou descontentamento em dezenas de trabalhadores, que chegaram na madrugada de domingo para laborar e descobriram na roleta que a hora extra havia sido cancelada. Tal atitude por parte da empresa é um desrespeito com os trabalhadores que se dispuseram a abrir mão do seu descanso e lazer em prol da Casa da Moeda.

O cancelamento da jornada extraordinária sem um aviso prévio não condiz com a realidade de uma empresa que se diz ávida pela realização de horas extras para a entrega de sua produção.

Moedeiros Solidários

A direção do Sindicato reforça o pedido para os moedeiros participarem da campanha “Moedeiros Solidários”

No mês de setembro, foi iniciada uma campanha de distribuição de refeições para a população em situação de vulnerabilidade no bairro de Santa Cruz e arredores. A campanha, que leva o nome de “moedeiros solidários” – inspirada na campanha dos petroleiros – tem a intenção de engajar a sociedade e, em especial, os moedeiros para participarem desse ato de solidariedade.

A próxima distribuição acontecerá no dia 29 de setembro. Os moedeiros que quiserem ajudar e participar da campanha podem entrar no link a seguir do grupo da campanha Moedeiros Solidários. https://chat.whatsapp.com/KJrPTs5CtXBIqjE3AddEbs , as transferências podem ser feiras através do PIX moedeirossolidarios@gmail.com

Diretoria de Comunicação | Sindicato Nacional dos Moedeiros