RESUMO DO PÉ DA ÁRVORE 20 DE SETEMBRO DE 2021

O Pé da Árvore realizado nessa segunda-feira (20), tratou sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2021 e 2022 e a Audiência com o Ministro relator do dissídio, Alexandre Belmonte.

Moedeiros Solidários

No mês de setembro, foi iniciada uma campanha de distribuição de refeições para a população em situação de vulnerabilidade no bairro de Santa Cruz e arredores. A campanha, que leva o nome de “moedeiros solidários” – inspirada na campanha dos petroleiros – tem a intenção de engajar a sociedade e, em especial, os moedeiros para participarem dessa campanha.

A próxima distribuição acontecerá no dia 22 de setembro. Os moedeiros que quiserem ajudar e participar da campanha podem entrar no link a seguir do grupo da campanha Moedeiros Solidários. https://chat.whatsapp.com/KJrPTs5CtXBIqjE3AddEbs , as doações em dinheiro podem ser feiras através do PIX moedeirossolidarios@gmail.com

ACT 2022

Apesar do atraso para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho 2021, o Sindicato já está se articulando para a montagem de um novo caderno base para o ACT 2022. O SNM utilizará a proposta de 2021 como gênese para o novo caderno.

Como é realizado todos os anos, a direção do Sindicato receberá contribuições de novas propostas e cláusulas para serem incluídas no caderno base do ACT 2022. As propostas podem ser enviadas até o dia 27 de setembro, para isso, já está disponível o e-mail: act@sindicatodosmoedeiros.org.br

No final do Resumo do Pé da Árvore é possível contemplar a última proposta de caderno base aprovada pela categoria.

ACT 2021

Na última semana, conforme foi divulgado pelo sindicato no dia 15 de setembro de 2021, (https://sindicatodosmoedeiros.org.br/casa-da-moeda-apresenta-proposta-de-act-2021), a empresa apresentou uma nova proposta para os trabalhadores.

No dia 17 de setembro, o Sindicato, conforme fora mencionado na matéria acima citada, respondeu à Casa da Moeda sobre a proposta, informando que a levaria ao relator do processo de dissídio, ministro Alexandre Belmonte.

Confira o ofício enviado à Casa da Moeda:

OF.SNM_.076-2021

O Presidente Roni, aproveitou o Pé da Árvore para fazer um breve retrospecto de todo processo de negociação do ACT 2021, destacando as 8 reuniões realizadas de forma unilateral com o Ministro Relator Luiz Phillipe, que originalizou a proposta aprovada pela categoria e rejeitada pela direção da Casa da Moeda.

É importante lembrar que a proposta apresentada pelo Ministro possuía avanços e retrocessos para ambas as partes – trabalhadores e empresa. Os exemplos de retrocesso para os trabalhadores e o Sindicato, eram as cláusulas do plano de saúde e o reajuste salarial. Desde a primeira reunião com o Ministro Luiz Phillipe, a direção do Sindicato solicitou que os trabalhadores com direito adquirido não pagassem o plano de saúde; e enquanto ao reajuste salarial apresentado, o SNM sempre deixou claro que estava bem aquém da inflação acumulada no ano de 2020 e não refletia ganho real para o trabalhador que, desde 2015, acumula mais de 20% em perda salarial.

Audiência com Ministro Alexandre Belmonte

Dando prosseguimento as negociações; o Sindicato contactou o Ministro Alexandre Belmonte, a fim de marcar uma reunião para discutir sobre o nosso processo de dissídio coletivo e apresentar a última proposta enviada pela direção da Casa da Moeda.

Com isso, foi agendada para tarde dessa terça-feira (21), uma audiência com o Ministro. O Sindicato vai apresentar a proposta realizada pela Casa da Moeda, assim como um breve histórico de todas as negociações ocorridas até o momento.

Após esse contato o Sindicato pretende levar a proposta apresentada pela CMB, ou uma possível proposta trabalhada junto ao Ministro para a decisão da categoria. *A audiência precisou ser remarcada a pedido do Ministro e em breve daremos novas informações.

Acordo Coletivo 2019/2020

ACT-2019-2020-Assinado