O Deputado Federal Chico D’Angelo (PDT-RJ) foi à sede do Sindicato dos Moedeiros falar da PEC 390

Segundo o deputado, a luta dos moedeiros e a história da Casa da Moeda, que se funde com a própria história do Brasil, foram determinantes para que ele e o deputado federal Pedro Uczai PT-SC, criassem a PEC 390, que busca inscrever na constituição o caráter público da confecção de cédulas e moedas em nosso país, o que impediria qualquer proposta futura de privatização.

Segundo o próprio deputado Chico D’Angelo, a pressão nas mídias sociais, articulada por um grupo de moedeiros e encabeçada pelo diretor do sindicato Ronaldo Odylanor, foi determinante para mobilizar e impulsionar o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), deputado Daniel Vilela (MDB-GO) na celeridade da escolha do relator da proposta.

E em primeira mão, o deputado nos informou que o parlamentar designado como relator do projeto foi o Deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA).

O deputado sugeriu que o sindicato entre em contato imediatamente com o relator para subsidiá-lo com informações que possam ser úteis para ele construir um relatório bem embasado desta proposta que busca tornar competência exclusiva da União a produção de moeda e passaporte através da Casa da Moeda do Brasil, vedando a terceirização, privatização ou concessão à iniciativa privada.

Diretoria de Comunicação do SNM