Preocupação com a privatização da CMB, leva a ABCF a fazer uma nota a Imprensa

Preocupação com a privatização da CMB,  leva a ABCF a fazer uma nota a Imprensa

NOTA A IMPRENSA

A ABCF – Associação Brasileira de Combate à Falsificação, vê com extrema preocupação a MP assinada pelo PR Jair Bolsonaro que libera o credenciamento de qualquer empresa para produção de dinheiro, passaportes, documentos oficiais e também para criação e operação de sistemas de controle de produção de cigarros e bebidas.
O ramo de atividade da Casa da Moeda do Brasil ao nosso ver é estratégico, bem como a produção de moeda, passaportes e documentos.
É temerário ao nosso ver, que a produção da nossa moeda, passaportes e pior, a criação e manutenção de sistemas de controle de produção de cigarros e bebidas possa estar nas mãos de um particular, com interesses diversos daqueles do estado brasileiro.
Tal iniciativa pode causar um aumento avassalador no volume de dinheiro, passaportes e documentos falsificados, bem como certamente ocorrerá um aumento da sonegação fiscal e da concorrência desleal nos mercados de cigarros e bebidas, sem os atuais sistemas de controle de produção mantidos e operados pela Casa da Moeda.
Nas maiores economias do mundo, como Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Austrália, dentre outros, o processo de fornecimento de passaportes, cédulas e moedas permanece inteiramente estatizado para garantia da segurança das moedas e documentos desses países.
Com a assinatura da MP, empresas inidôneas, já envolvidas em fraudes, podem se credenciar e ao serem contratadas, ter acesso as matrizes e segredos de segurança da nossa moeda, documentos, passaportes e sistemas de controle de produção. Isso equivale a darmos a chave do galinheiro as raposas.
A ABCF é favorável e luta pela concorrência leal e sadia, em todos os setores da economia entretanto, o setor em questão é estratégico e representa a segurança da moeda, passaportes, documentos, sistemas de controle de produção e também do povo brasileiro, razão pela qual defendemos que o Governo Federal reveja a posição assumida para a manutenção da segurança dos passaportes, moeda e sistemas de controle de produção brasileiros. Assessoria de Imprensa
ABCF – Associação Brasile ira de Combate à Falsificação

Att