Resumo do Pé da Árvore 17 de setembro de 2020

O Pé da Árvore Virtual realizado neste 17 de setembro de 2020, pelo presidente Roni Oliveira, abordou os seguintes informes: Retorno do Pé da Árvore Presencial e Acordo de Horas Extras

Pé da Árvore Presencial

O SNM informa que está trabalhando para que o Pé da Árvore da próxima semana seja realizado de forma presencial. Respeitados os limites de segurança e distanciamento, se faz necessário voltar a ter o contato direto com os trabalhadores e o retorno da tradição deste importante encontro entre a instituição sindical e a categoria.

Prorrogação do Acordo de Horas Extras.

Em maio de 2020, a categoria Moedeira, em assembleia, aprovou o acordo de realização de horas extras no DECED e nas Áreas de apoio até 31 de agosto de 2020. A data coincide com a alteração de algumas cláusulas sociais do Acordo Coletivo de Trabalho, consideradas essenciais para o trabalhador e para a manutenção de suas condições financeiras e sociais.

O SNM deixa bem claro que, em nenhum momento, reabriu qualquer discussão sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020. Todas as tratativas realizadas visaram buscar soluções e, em especial, a manutenção do plano de saúde nos mesmos moldes que foram praticados até agosto.

O SNM, a Casa da Moeda e o Subsecretário de Relações do Trabalho se reuniram nos dias 24 e 26 de agosto para tentar pôr fim à discussão sobre o acordo de horas extras. O Sindicato sinalizou a manutenção de alguns benefícios, assim como uma maior porcentagem no pagamento das horas extras, porém, em nenhum momento, a empresa se mostrou aberta à negociação e rejeitou todas as propostas apresentadas.

Em Assembleia realizada no dia 08 de setembro para deliberar sobre a extensão da jornada de trabalho no Departamento de Cédulas, a categoria rejeitou a proposta por ampla maioria dos participantes. Na ocasião, o SNM pediu um voto de confiança a todos os trabalhadores que participaram da Assembleia, para que negassem a proposta, uma vez que havia a previsão de reunião de mediação marcada para o dia 09 de setembro e que, findada as tratativas de negociações seria convocada uma nova Assembleia, independente do resultado da mediação ainda em curso.

O Subsecretário informou na terça-feira, após a Assembleia, que precisaria remarcar a reunião do dia 09, porém a Casa da Moeda rejeitou participar de qualquer reunião de mediação junto aos representantes dos trabalhadores, encerrando assim qualquer tentativa de negociação.

O Sindicato solicitou ao Ministério que fosse informado oficialmente do encerramento da mediação, o que ocorreu no dia 11 de setembro.

Com o encerramento da mediação, coube ao Sindicato, a partir do que fora pactuado com os trabalhadores – o pedido para rejeitar a proposta para continuar a negociação -, convocar uma nova Assembleia, que será realizada no dia 18 de setembro.

A partir do encerramento oficial da mediação e sem uma proposta por parte da empresa, cabe à categoria decidir sobre a realização ou não das horas extras, de forma definitiva.

Será realizada a mesma logística da última Assembleia, ocorrida no dia 08 de setembro: a urna permanecerá aberta de 7 às 17 horas, quando haverá a apuração dos votos.

Todos os funcionários poderão participar da Assembleia, mas somente os funcionários lotados no DECED, DEMAN, DEMAQ e nas áreas de apoio terão direito ao voto.

O SNM esclarece que a discussão do ACT 2021 não está atrelada ao Acordo de Horas Extras, são assuntos distintos.

Diretoria de Comunicação SNM