Resumo do Pé da Árvore 29 de Outubro de 2020

O Pé da Árvore Virtual realizado neste 29 de outubro de 2020, pelo presidente Roni Oliveira, abordou os seguintes informes: Retorno do Pé da Árvore Presencial, Troca do Banco do Brasil pelo Santander, Migração da Cifrão e Posse da nova Diretoria.

Pé da Árvore Presencial

Roni Oliveira iniciou o Pé da Árvore informando que o Sindicato já enviou um ofício com a solicitação do retorno dos encontros presenciais na empresa. A Casa da Moeda respondeu aos representantes sindicais com o pedido de que o SNM aguardasse entre 15 a 30 dias para o retorno das atividades presenciais, devido à pandemia.

Roni acrescentou na live que o Sindicato não deseja pôr em risco a saúde dos trabalhadores, e relembrou que todos os diretores sindicais possuem acesso à empresa e que os moedeiros podem ter contato com os representantes.

Troca do banco responsável pelo pagamento dos salários

Outro assunto abordado na live foi a troca do Banco responsável pelo pagamento dos funcionários da Casa da Moeda. Roni esclareceu que o corpo jurídico do Sindicato informou que não houve nenhuma irregularidade a respeito do processo licitatório em que o Banco Santander saiu como vencedor.

O Sindicato cobrou à Casa da Moeda a realização de informes aos trabalhadores sobre prazos e cronogramas para possíveis alterações bancárias.

O SNM acompanhará todo o processo de transição e caso identifique algum prejuízo para o trabalhador atuará no tema.

Cifrão

No contracheque do mês de outubro os funcionários receberam a informação de que os empregados que não fizessem a migração para o plano Moedaprev teriam a adesão ao PCCS 2014 cancelada.

Roni explicou que a mensagem é específica para os trabalhadores que ainda pertencem a Cifrão e não aderiram ao Moedaprev. A alteração do plano é uma exigência prevista no PCCS 2014.

Posse da nova diretoria

Roni comentou que, em conversa com a nova diretoria, apresentou as demandas mais urgentes para a vida do trabalhador moedeiro e solicitou uma nova reunião formal com toda diretoria do Sindicato e da empresa.

Na última quarta-feira, o novo presidente da Casa da Moeda, Hugo Nogueira, convidou o presidente do Sindicato para uma nova conversa, na qual foi abordado, entre outros temas, o ACT 2021. De acordo com Roni, o presidente da CMB demonstrou interesse em fechar o Acordo o mais rápido possível devido alta demanda de produção que a CMB terá em 2021 – provavelmente maior do que a desse ano.

Roni comentou que o SNM está aberto para negociar um acordo de 02 anos e que os trabalhadores esperam, minimamente, todos os benefícios usufruídos em 2019.

Outros assuntos foram abordados entre eles a terceirização de mão de obra, medida que o presidente da CMB pretende não utilizar.

Roni pediu, também, ao presidente Hugo, apoio para a revogação do Decreto 10054/2019, já que Jair Bolsonaro disse publicamente ser contra a privatização da empresa.

O Sindicato informa que está estreando uma nova rede social. Agora é a vez do Instagram: um novo meio de comunicação para que os trabalhadores possam acompanhar o dia a dia e as novidades do Sindicato.  Convidamos todos os moedeiros a seguirem a página: instagram.com/sindicatodosmoedeiros

Diretoria de Comunicação SNM