RESUMO DO PÉ DA ÁRVORE 05 de NOVEMBRO DE 2020

O Pé da Árvore Virtual realizado neste 05 de novembro de 2020, pelo presidente Roni Oliveira, abordou os seguintes informes: Reunião Paritária e Reunião para a discussão do ACT 2021.

Roni Oliveira iniciou o Pé da Árvore informando que o Sindicato já teve duas conversas informais com a nova Diretoria da Casa da Moeda e, nas ocasiões, apresentou as demandas dos trabalhadores moedeiros. Entre elas, o pedido de apoio para a revogação do Decreto Presidencial 10054/2019 e a iniciação das discussões acerca do Acordo Coletivo de 2021.

Reunião Paritária

A Reunião Paritária entre Sindicato e Casa da Moeda foi marcada para esta sexta-feira, 06 de novembro, já com os novos integrantes da comissão representando a empresa. A reunião tem o objetivo de avaliar e fiscalizar o cumprimento das cláusulas do Acordo Coletivo vigente, mas foi convencionado com a nova Diretoria que assuntos não relacionados com as cláusulas também poderiam ser levados à reunião.

O SNM pretende tratar, na reunião paritária, de alguns assuntos que a antiga gestão não se dispôs a dialogar, tais como: Avaliação de Desempenho, Terceirização e a possibilidade de um acordo judicial para a distribuição das promoções e progressões relacionadas aos anos de 2019 e 2020. O SNM durante meses tentou resolver as tratativas sobre as promoções e progressões de forma administrativa, devido à falta de diálogo, restou ao Sindicato, baseado em decisão da categoria em assembleia, ingressar com uma ação judicial contra a Casa da Moeda.

No último mês a juíza responsável pela ação, Lila Carolina Lopes, deferiu pela suspensão dos editais devido a irregularidades cometidas pela Casa da Moeda. O SNM aguarda o julgamento do processo, porém reforça que se mantém aberto a discutir uma saída para um acordo judicial.

Reunião ACT 2021

Na próxima semana será realizada a primeira reunião para tratar sobre o Acordo Coletivo de Trabalho referente ao ano de 2021.

O Sindicato vai pedir de imediato que a Diretoria mantenha, minimamente, as cláusulas sociais até que o novo Acordo seja assinado, para que o moedeiro possa trabalhar despreocupado em relação aos seus direitos e benefícios, tendo em vista a alta demanda de produção para o ano de 2021. O objetivo do SNM é resgatar todos os benefícios que foram suprimidos no último acordo coletivo.

Reabertura da Sede de Santa Cruz

Roni relembrou, ainda, que a sede de Santa Cruz voltou a funcionar no último final de semana. O Sindicato vem adotando medidas de precaução e segurança para fazer a reabertura de forma gradual.

Nesta primeira fase, a sede social estará aberta sexta, sábado e domingo, de 9h até 18h. Estão liberados o campo, a piscina e a cantina, mediante agendamento diretamente com a diretoria social ou por e-mail: agendamento@gmail.com .

Diretoria de Comunicação