RESUMO DO PÉ DA ÁRVORE 12 DE NOVEMBRO DE 2020

O Pé da Árvore Virtual realizado no dia 12 de novembro de 2020, pelo presidente Roni Oliveira e pelo diretor Edson Francisco, abordou os seguintes informes: Processo da Hora Noturna Reduzida, Eleições Municipais, Reunião Paritária e Reunião do ACT 2021.

O diretor Edson iniciou o Pé da Árvore informando que o Sindicato teve êxito na ação que visa ao recebimento em pecúnia das horas noturnas reduzidas, que não eram pagas pela Casa da Moeda. Em seu relato, o diretor explicou que o processo está em fase de execução. Todos os moedeiros que trabalharam no primeiro turno, a partir de 11 de agosto de 2012, têm direito ao recebimento. Para isso, é necessário que o trabalhador envie algumas informações ao Sindicato.

Para maiores informações acerca do tema, solicitamos que o moedeiro procure o diretor Edson ou participe do grupo de Whatsapp exclusivo para o tema.

Eleições 2020
As eleições municipais acontecem no dia 15 de novembro. O presidente Roni aproveitou a ocasião para relembrar aos trabalhadores moedeiros a importância de votar em candidatos que defendam o trabalhador.

Desde 2016 a Casa da Moeda vem sofrendo diversos ataques do Governo Federal – um reflexo claro de como a política afeta o dia a dia do trabalhador moedeiro. Há algum tempo, os últimos Governos Federais avançam contra o direito do trabalhador. São exemplos desses ataques: Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista, Terceirização e a possível Reforma Administrativa.

Roni atentou sobre a importância de elegermos representantes que estejam alinhados com nossa empresa e que, nos últimos anos, se colocaram à disposição para trabalhar a favor de uma Casa da Moeda forte e pública.
É muito importante que o trabalhador tenha consciência de classe e eleja bem seus representantes. O Sindicato deseja a todos um bom voto.

Reunião Paritária
A reunião tem o objetivo de avaliar e fiscalizar o cumprimento das cláusulas do Acordo Coletivo vigente, mas foi convencionado com a nova Diretoria que assuntos não relacionados às cláusulas também poderiam ser levados à reunião.

O SNM tratou, na última reunião paritária, de alguns assuntos que a antiga gestão não se dispôs a dialogar, tais como: salário substituição, auxílio-medicamento, prazo para entrega da DMA/2019, anulação da atual avaliação de desempenho e possibilidade de um acordo judicial para a distribuição das promoções e progressões relacionadas aos anos de 2019 e 2020. Outros assuntos também serão tratados nas reuniões, como o cálculo do absenteísmo durante a pandemia, um novo PDV, inclusão de dependentes no plano de saúde, etc.

Reunião ACT 2021
Nessa semana foi realizada a primeira reunião para tratar sobre o Acordo Coletivo de Trabalho referente ao ano de 2021.
O Sindicato pediu celeridade na resposta do pleito, já que estamos próximos do fim de 2020.

O SNM apresentou na discussão alguns temas importantes para os moedeiros, como salários reajustados pela inflação, a previsão para o ano de 2020 é de 3,20%, plano de saúde, adicional de escala, auxílio-creche, creche interna, auxílio-medicamento, 13º do vale-alimentação, trabalho remoto, além de outras cláusulas que compõem a nossa proposta enviada à CMB e que não possuem impacto financeiro, como marcação de ponto, feriado do dia do moedeiro, não à terceirização de mão de obra temporária, etc.

O Sindicato pediu, também, que a empresa não retire as cláusulas sociais no início de janeiro caso o acordo não seja finalizado, a fim de dar maior segurança aos trabalhadores.

Diretoria de Comunicação