Dia da Consciência Negra, por que todos (negros e não negros, homens e mulheres) devemos nos conscientizar?

Dia da Consciência Negra,  por que todos (negros e não negros, homens e mulheres) devemos nos conscientizar?

O Deputado Federal Coronel Tadeu (PSL-SP) quebrou uma placa com charge que compunha exposição em homenagem ao Dia da Consciência Negra na Câmara. O mesmo teve apoio do também Deputado Federal PM Daniel Silveira (PSL-RJ) MÍDIA

Os Discursos:

“O tráfico absorve uma boa parte das pessoas que moram nas comunidades, e a maioria dessas pessoas é de origem negra. Então, portanto, o resultado disso é que, em confronto com policiais, as [pessoas] que estão no tráfico acabam sendo vitimadas no confronto. E aí, se a maioria é negra, o resultado só pode ser esse”, Dep Fed Coronel Tadeu (PSL-SP)

A PM tem muitos policiais negros, o que comprovaria que não existe racismo na corporação. “Nós não somos racistas, nunca fomos”, Dep Fed Coronel Tadeu (PSL-SP)

“tem mais negros com armas, mais negros no crime e mais negros confrontando a polícia”. Dep Fed Daniel Silveira (PSL-RJ)

“Não venha atribuir à Polícia Militar do Rio de Janeiro as mortes porque um negrozinho bandidinho tem que ser perdoado” Dep Fed Daniel Silveira (PSL-RJ)

Dos fatos:

A justiça condenou 13 policiais militares pela morte de Amarildo (negro), mídia

Tiro que matou a menina Ágatha (negra) partiu da PM, mídia

Menino João Hélio (Branco), vítima de latrocínio mídia

Caso Champinha: Liana Friedenbach (Branca) estuprada e morta. Midia

Entendendo o significado do termo coxinha para gerar conscientização!

O nome/ termo “Coxinha” veio de uma gíria já existente há décadas na cidade de São Paulo e que antes designava apenas um xingamento direcionado aos policiais. “Encarregados de fazer a ronda, eles se alimentavam de coxinha em bares e lanchonetes – e, em troca, garantiam a segurança local.”

Eles costumavam e costumam espantar/afastar jovens que muitas vezes cresceram juntamente com seus irmãos e que por vezes frequentaram ou frequentam as mesmas escolas que eles frequentaram. Ou seja, são todos conhecidos, têm o mesmo berço econômico e social.

A expressão coxinha passou então a ser sinônimo daquele que defende um status quo ao qual ele não pertence. Ele defende os ricos, pensa ser rico, mas na verdade é um objeto a serviço dos ricos. Um instrumento para subjugar os seus iguais.

DOS DIREITOS DOS CIDADÃOS (NEGROS/NEGRAS)

TRABALHO

‘Negros respondem por dois em cada três desempregados no país’. PNUD

EDUCAÇÃO

‘Brasil tem 3ª maior taxa de evasão escolar entre 100 países, e está é maior entre jovens negros. ‘É a violência do racismo’. PNUD/IBGE

SAÚDE

“Em praticamente todos os indicadores de saúde, a população negra tem desvantagem. Entre eles, mortalidade infantil, violência, mortalidade materna”. Médico Rui Leandro da Silva

SEGURANÇA/VIOLÊNCIA

“Homicídios entre jovens negros é quase três vezes maior do que brancos” IBGE

O CICLO DA MISERABILIDADE DOS NEGROS E NÃO NEGROS

O ciclo vicioso gerado pelos 338 anos de regime escravocrata imposto a população afrodescendente que teve a liberdade de direito mas não de fato, e por isso o Brasil ocupa a desonrosa 9ā colocação entre os países mais desiguais do mundo, dos 193 países registrados na ONU, mostra a incapacidade do governo de diminuir o abismo entre o Brasil oficial (dos brancos ricos) e o Brasil real (dos negros pobres), onde o sistema racista mantém o negro(a) sem trabalho, e que sem trabalho não consegue manter a família alimentada e filhos na escola, e estes sem alimentação acabam se adoentando e necessitando mais do sistema de saúde pública.

A população negra sem trabalho, sem saúde e sem educação é empurrada em ato contínuo para as periferias e favelas onde, em sua grande maioria, falta tudo.

Qual a solução do governo ?

Pegam aqueles que vivem ali, nas periferias e favelas, mas conseguiram sair deste ciclo desgraçado, empoderam-os com fardas e armas, buscando diferenciá-los, e os induzem psicologicamente a matar seus iguais.

Por isso precisamos que este dia da Consciência Negra, seja um dia onde toda a população brasileira reflita e cobre do governo ações para que nos 365 dias de cada ano, venha a alcançar o que está escrito e Constitue os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil em seu artigo Art. 3º:

I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II – garantir o desenvolvimento nacional;

III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

A epidemia do ciclo do sistema racista gera consequências para toda a sociedade brasileira (negros e não negros), que vê os investimentos econômicos com segurança, saúde e educação se tornarem gastos (despesas) que não geram o desenvolvimento da maioria de seus cidadãos e cidadãs, e nesse sentido, do país.

Por isso não basta dizer que não é racista, mas ser anti-racista, repudiando atos como os dos Deputados Federais Coronel Tadeu (PSL-SP) e o PM Daniel Silveira (PSL-RJ).

“O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito”Peter Drucker.