Bolsonaro herdará mais de 50 concessões e privatizações

Bolsonaro herdará mais de 50 concessões e privatizações
Os projetos podem resultar em investimentos de R$ 133 bi, segundo equipe do atual governo
Por Folha Web

Em 02/12/2018 às 15:06

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) deverá herdar pelo menos 57 projetos da atual gestão do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), segundo nota publicada neste domingo, 2, pela jornalista Maria Cristina Frias, do Jornal Folha de São Paulo.

“São concessões, privatizações e renovações de contrato que já foram estruturadas, analisadas pelo Tribunal de Contas da União e cujos editais já foram redigidos”, ressaltou.

Segundo ela, outros 31 estão estruturados, mas sem todas as etapas preparatórias concluídas. A estimativa do governo atual é que, somados, resultem em investimentos de R$ 133 bilhões. O setor de portos é o que concentra mais iniciativas, com 22.

A jornalista acrescentou ainda que editais de lotes de transmissão de energia, mineração e terminais portuários deverão ser publicados até o fim deste ano.

Em entrevista a Maria Cristina, sócio do grupo VG&P Advogados, Fernando Vernalha, destacou que concessões ligadas à área de transportes têm mais chances de sucesso, até por carregarem um maior aprendizado de experiências anteriores.

Em compensação, há situações mais sensíveis, como as de privatização. Um exemplo clássico é a Eletrobrás, mas também há casos como o dos Correios ou da Casa da Moeda”, disse

Outro especialista ouvido na reportagem foi Sandro Cabral, professor do Instituto de Ensino Superior – Inspe, salientou que apesar da expectativa positiva da iniciativa privada com a lista de projetos, Bolsnaro precisará saber qual equipe do novo governo ficará encarregada de trabalhá-la.

“Embora haja pessoal técnico muito competente no PPI, é preciso ter articulação política. Sem uma clareza (sobre como será a condução no Congresso), os investidores estrangeiros vão refrear”, concluiu.

 

*INFORMAÇÕES: Jornal Folha de São Paulo.

Bolsonaro herdará mais de 50 concessões e privatizações

Att

Diretoria de Comunicação do SNM

Marcus Mattos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *