Casa da Moeda demite 212 funcionários por corte de gastos

Demitidos receberam um telegrama com a má notícia. A empresa diz que o motivo dos desligamentos foi a necessidade de redução das despesas.

Em um periodo de crise, a Casa da Moeda do Brasil decide demitir mais de 200 funcionários (Foto: Sergio Moraes/Reuters)

A Casa da Moeda do Brasil demitiu, por telegrama, 212 funcionários de diversas áreas, nesta segunda-feira (9), no Rio. A empresa, sediada em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, é responsável pela impressão de cédulas de real e pela fabricação de passaportes.

A direção justificou as demissões pela necessidade de redução das despesas com a folha de pagamento. A Casa da Moeda alegou passar por grave crise financeira; desde 2016 vem tendo perdas contínuas de receita, o que impactou negativamente no orçamento.

Os funcionários receberam o comunicado através de um telegrama, que pedia para comparecerem à empresa para dar entrada no processo demissional. Em nota, a Casa da Moeda informou ao G1 que o comunicado foi feito desta forma para que fosse preservada a intimidade dos funcionários e da empresa. Além disso, a Casa da Moeda alega que o número de empregados era grande e exigiria uma logística de segurança especial, por isso houve a decisão de enviar a notícia pelos correios.

Segundo o sindicato da categoria, a atitude foi discriminatória, já que atingiria apenas os trabalhadores aposentados ou com tempo de trabalho suficiente para dar entrada na aposentadoria do INSS.

Os representantes dos moedeiros afirmaram que vão procurar a Justiça em defesa dos trabalhadores atingidos. “Tomaremos todas as medidas jurídicas para reverter a implementação desse plano de desligamento”, afirmou, em nota, a diretoria do sindicato.

Att

Diretoria de Comunicação do SNM