Caso dos passaportes: Casa da Moeda sofre com decomposição do governo

Mais uma vez a emissão dos passaportes esteve em meio a uma grande confusão causada pela desarticulação dos diferentes órgãos que compõem o governo federal.

O Sindicato Nacional dos Moedeiros vem a público denunciar que foi mais uma crise forjada pela incompetência de quem administra hoje o governo federal, além da Polícia Federal.

Sabemos que a interrupção da impressão dos passaportes irrita um setor influente da sociedade, que tem dinheiro para viajar para o exterior.

Muitos analistas viram nessa crise um movimento da Polícia Federal para pressionar o ministro da Justiça, Torquato Jardim, que, para salvar Temer, busca esvaziar o poder dessa corporação, inclusive retirando dela as condições administrativas ligadas à confecção dos passaportes.

Assim, a Casa da Moeda é novamente prejudica pelas trapalhadas de um governo que apodrece a olhos vistos.

Demagogias como dizer que é necessário retirar dinheiro da educação para a emissão dos documentos também não se sustentam. Afinal, se para a confecção de cada passaporte é cobrada uma taxa, que não é nada barata, o argumento de que falta dinheiro para a impressão dos mesmos é uma falácia.

Na quinta feira, dia 13 de julho, o Congresso aprovou um remanejamento de recursos para que a confecão fosse retomanda.

Nós trabalhadores moedeiros gostaríamos de deixar bem claro que somos capazes de fabricar os passaportes com qualidade e pontualidade, e que não temos problema em assumir responsabilidades cada vez maiores, junto à CMB, perante a sociedade.

Sindicato Nacional dos Moedeiros