Deputado Deley reitera seu repúdio a privatização da Casa da Moeda

Brasília – O deputado Deley (PTB-RJ) reiterou seu repúdio ao que considera uma “estratégia da equipe econômica do governo” para privatizar a Casa da Moeda do Brasil (CMB). Segundo o parlamentar, privatizar a empresa representa um risco à soberania nacional, além de ser um ato de covardia com o patrimônio do povo brasileiro.

No dia 9 de abril, a Casa da Moeda anunciou a demissão de 212 funcionários, sob a justificativa de redução de despesas na folha de pagamento. Segundo a Presidência da CMB, a empresa vive uma grave situação econômico-financeira.

— Essa equipe econômica retém os recursos que pertencem à Casa da Moeda para dizer que a instituição não tem condições de produzir. É óbvio que a empresa não vai conseguir se manter, se o governo segura os recursos que ela usaria para poder investir e produzir — protestou Deley.

A Casa da Moeda é responsável pela confecção das notas de real, dos passaportes brasileiros, além de selos postais e diplomas. A ideia de privatização foi apresentada em agosto de 2017, junto com os planos de privatização de outros 57 ativos de controle estatal. A justificativa dada pelo governo federal à época foi a necessidade de aumentar o caixa da União.

Nesta terça (18), o Banco Central anunciou o adiamento do projeto de privatização da unidade. A decisão veio após manifestações diversas dos deputados que integram a Frente Parlamentar em defesa da Casa da Moeda. Um ofício foi montado pela frente, por iniciativa de Deley, e enviado ao governo federal pedindo o adiamento.

História

A Casa da Moeda do Brasil foi fundada em 8 de março de 1694 pelo rei de Portugal D. Pedro II, com o objetivo de atender à demanda de fabricação de moedas no País.

Há 324 anos, a empresa pública é responsável pela produção do dinheiro no Brasil. O complexo industrial, localizado em Santa Cruz, na zona oeste do Rio, é um dos maiores do gênero no mundo. No local, funcionam as três fábricas da empresa – de cédulas, de moedas e gráfica.

Reprodução do Diário do Vale: http://diariodovale.com.br/politica/privatizar-casa-da-moeda-e-covardia-com-o-patrimonio-do-brasil-afirma-deley/

Publicado em 17 de abril de 2018.