Papa Francisco defende movimento sindical e critica reformas

Ao receber a Confederação Italiana dos Sindicatos dos Trabalhadores (Cisl), no dia 28 de junho o Papa Francisco fez um corajoso discurso no qual defendeu a importância dos sindicatos:

“Não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato. E não há um bom sindicato que não renasça todos os dias nas periferias, que não transforme as pedras descartadas da economia em pedras angulares. Sindicato é uma bela palavra que provém do grego syn-dike, isto é, “justiça juntos”. Não há justiça se não se está com os excluídos.”

Falando sobre as reformas neoliberais que os capitalistas tentam impor em todos os países, inclusive no Brasil, Francisco definiu como “míope” uma sociedade que obriga os idosos a trabalharem por muitos anos e deixa uma geração inteira de jovens sem trabalho.

Para Francisco, “O capitalismo do nosso tempo não compreende o valor do sindicato, porque esqueceu a natureza social da economia. Este é um dos maiores pecados. Economia de mercado: não.”