Posse da nova diretoria do SNM

A cerimônia de posse da nova diretoria do sindicato, a primeira realizada após a inauguração oficial da sede, emocionou todos que participaram dela. Não só pela quantidade e qualidade dos amigos que nos prestigiaram, parlamentares, dirigentes partidários, sindicalistas, entre outras personalidades, mas sobretudo por cada moedeiro e moedeira presente, além de nossos queridos familiares que também fazem parte da grande família moedeira.

Foi um momento de descontração e de diversão, afinal comemoramos ali mais um ciclo que se abre na história de nosso sindicato. Contudo, os discursos na cerimônia de posse refletiram a seriedade do momento e deixaram bem claro o tamanho do desafio que vivemos neste momento e a importância de nossa organização para barrarmos os retrocessos.
A nova diretoria chega cheia de garra, unindo experiência e inovação. O presidente Alúizio Junior e o vice-presidente Roni da Silva falaram em nome da chapa vencedora e apresentaram cada integrante da diretoria, explicando o papel de cada secretaria e função do sindicato.

O presidente da CUT-RJ, companheiro Marcelinho, falou do peso que tem uma categoria como a moedeira no conjunto da classe trabalhadora. A CUT é uma parte importante da nossa estratégia de nos tornarmos referência de luta para todos os sindicatos de estatais.

Também fez uso da palavra o assessor parlamentar do sindicato, ex-deputado federal Carlos Santana, que fez uma belíssima análise de conjuntura com um comovente chamado à luta, relembrando a época em que era dirigente do sindicato dos ferroviários, quando chamou o atual presidente do SNM, então um jovem, a participar de uma greve da categoria e, consequentemente, a entrar na luta sindical.

Outro parlamentar que esteve presente e que tem sido atencioso com nossas demandas é o deputado federal Deley, que, por ser de Volta Redonda e conhecer de perto a tragédia que ocorreu com a CSN, lembrou a todos os efeitos negativos das privatizações, um risco que aparece no horizonte. Ele também aproveitou sua fala para assumir diante de todos o compromisso de dar o melhor de si contra as reformas da previdência e trabalhista.

Do parlamento estadual, contamos com a presença do deputado Waldeck Carneiro, que é um defensor intransigente da educação pública de qualidade. Em sua fala chamou atenção para o fato de que todos os elementos dessa conjuntura estão relacionados e que a luta é uma só, seja ela por educação, saúde, moradia ou dignificação do trabalho.

Também esteve presente a assessoria do deputado Glauber Braga, que não pode vir, mas que é um dos articuladores da Frente Parlamentar em defesa da CMB e autor do projeto de adequação das cédulas e moedas aos deficientes visuais.

Depois das falas, ocorreu um animado show do nosso talentoso companheiro Kharlotte Well e de sua competente banda. Foi o momento de maior descontração, na qual todos aproveitaram as comidas e bebidas que eram servidas.

Como afirmamos desde o processo eleitoral, a união de toda a categoria é fundamental, por isso consideramos uma grande honraria a presença de companheiros das outras chapas e também das centrais sindicais, tanto da CUT, à qual o sindicato é filiado, como da CTB, que também esteve presente. Passadas as eleições, momento crucial de expressão democrática em qualquer sindicato, vamos à luta, todos juntos!