O Pé da Árvore Virtual realizado no dia 07 de janeiro de 2021, pelo presidente Roni Oliveira, abordou os seguintes informes: Acordo Coletivo 2021, Progressão e Promoção e Acordo de Horas Extras e Escala.
ACT 2021
O Sindicato continua com as negociações do ACT 2021 e defende integralmente a proposta aprovada em assembleia no mês de setembro de 2019. O SNM vem negociando e espera que, para o ano de 2021, consiga minimamente reconquistar os benefícios conforme praticado até dezembro de 2019, além do reajuste salarial. Os moedeiros devem se manter unidos e lutando para garantir essa conquista.
Para avançar na negociação, o Sindicato aguarda uma contraproposta oficial da empresa. Enquanto a Casa da Moeda não se pronuncia oficialmente, o SNM cumpriu o seu papel e formalizou um pedido de mediação e garantia de data base ao TST, que foi deferido pela Ministra Maria Cristina Ieigoyen Peduzzi. A medida garante uma extensão de 30 dias no prazo de negociação. Nos próximos dias, o SNM irá entrar em contato com a Vice Presidência do TST para tentar agendar a primeira reunião com a mediação do Tribunal.
Progressão e Promoção
Sobre a negociação do Acordo de Progressão e Promoção de 2019/2020, o SNM aguarda a proposta da Casa da Moeda para dar continuidade à negociação. O processo judicial não foi extinto e mantém seu andamento. As partes buscam uma solução satisfatória para o tema que em caso de desfecho favorável se dará via acordo judicial.
Progressão e Promoção 2021
A empresa apresentou ao Sindicato um esboço da proposta para o ano de 2021. A diretoria do SNM está levantando as condições do edital a fim de apontar situações que possam causar algum prejuízo aos trabalhadores
Acordo de Horas Extras e Escala
Após o último Acordo de Horas Extras, aprovado no dia 18 de dezembro de 2020, o Sindicato sinalizou à CMB algumas situações que ocorreram durante o ano de 2020 e que deveriam ser corrigidas para 2021.
No dia 21 de dezembro, a empresa apresentou um novo pedido de acordo, porém sem os apontamentos feitos pelo SNM. Para a realização da Assembleia de horas extras, é necessário que a empresa cumpra as exigências da legislação.
No dia 23 de dezembro, o Sindicato respondeu o ofício da empresa com a solicitação das documentações necessárias para a marcação da Assembleia. A empresa se posicionou somente no dia 06 de janeiro, porém sem a pesquisa de clima e a listagem dos funcionários. O SNM aguarda o envio de toda a documentação para convocar a Assembleia.
Sobre o Acordo de Escala, o SNM aguarda que a empresa informe qual turno de trabalho será instituído caso a proposta de acordo seja negada.
O Departamento de segurança apresentou um pleito para alteração do regime de escala para 24×72 e as discussões estão próximas de serem finalizadas.
O Sindicato aguarda o envio da pesquisa de clima e demais informações para convocar a Assembleia.
Diretoria de Comunicação | Sindicato Nacional dos Moedeiros