SINDICATO NACIONAL DOS MOEDEIROS, CASA DA MOEDA E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO SE REÚNEM NO TST

SINDICATO NACIONAL DOS MOEDEIROS, CASA DA MOEDA E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO SE REÚNEM NO TST

Na tarde desta quarta-feira (28), o Sindicato Nacional dos Moedeiros participou de uma reunião bilateral no Tribunal Superior do Trabalho (TST), convocada pela Juíza Dr° Roberta Melo, juntamente com o Ministério Público do Trabalho (MPT), representado pelo Subprocurador Geral do Trabalho, Luiz Alves Flores.

A reunião foi resultado da mobilização dos trabalhadores ao longo do mês de junho, que permitiu a continuação das negociações sob a mediação do TST e envolveu o Ministério Público do Trabalho na discussão. A presença do MPT é considerada fundamental para auxiliar as partes em busca de um desfecho positivo.

Durante a reunião, os representantes da Casa da Moeda informaram que a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) havia respondido negativamente ao pedido de reconsideração da empresa, o que resultou na falta de avanços nas negociações. A direção do SNM respondeu que com essa resposta não haveria a possibilidade de realizar o acordo. O Subprocurador solicitou autorização das partes envolvidas – TST, Casa da Moeda e SNM – para intervir nas negociações e construir uma proposta que atendesse os anseios de todas as partes envolvidas.

Os representantes do SNM, a partir de uma indagação do MPT destacaram que para avançarmos nas negociações, é necessário um acordo com as bases do que foi proposto pela Juíza com relação à manutenção de todas as cláusulas sociais do acordo coletivo vigente, bem como o reajuste salarial com base na inflação, o valor proposto pelo TST para o vale-alimentação. Os representantes do SNM reafirmaram que o posicionamento da SEST contra o pagamento da Insalubridade pelo piso resultaria numa diminuição na remuneração considerável para os trabalhadores da produção expostos aos agentes insalubres. As partes aguardam a resposta do Subprocurador, Luiz Alves Flores, que vai se reunir com a SEST para tratar sobre o ACT. A direção do Sindicato se reunirá virtualmente com os trabalhadores, às 13h de hoje (29), por meio da plataforma Meet, para conversar com os trabalhadores. Para participar da reunião, basta acessar o seguinte link: https://meet.google.com/fep-twix-isf

Diretoria de Comunicação | Sindicato Nacional dos Moedeiros

Marcus Mattos

Um comentário em “SINDICATO NACIONAL DOS MOEDEIROS, CASA DA MOEDA E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO SE REÚNEM NO TST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *