SNM SE REÚNE COM SECRETÁRIA DA SEST PARA DISCUTIR O ACT 23 E INFORMA QUE OS TRABALHADORES DA CASA DA MOEDA ESTÃO MOBILIZADOS PARA LUTAR

Encontro debateu os impactos da Resolução Cgpar 42 e da rejeição da SEST para o Acordo Coletivo de Trabalho 2023, e que a negativa da proposta do TST pode fazer com que os trabalhadores entrem em Greve no futuro, começando pelo pé da árvore unificado marcado para quinta-feira às 15h e 00h.

Os Representantes do Sindicato Nacional dos Moedeiros (SNM), o deputado federal Lindbergh Farias, a secretária Elisa Leonel, membros da Secretaria de Coordenação das Empresas Estatais (SEST) e o secretário-adjunto do Ministério da Gestão, Gustavo Gaspar, reuniram-se hoje em um encontro crucial para discutir os desdobramentos do Acordo Coletivo de Trabalho 2023 e da Resolução Cgpar 42 sobre os trabalhadores da Casa da Moeda do Brasil. O objetivo principal foi buscar soluções e garantir os direitos dos trabalhadores impactados pela medida.

Durante o encontro, os representantes do SNM apresentaram suas argumentações e futuros desdobramentos adversos que o Acordo Coletivo de Trabalho está tendo sobre os trabalhadores da empresa, após a rejeição da SEST.

A Secretária da SEST, por sua vez, ressaltou a dificuldade de se sobrepor a Resolução n° 42 da Cgpar, já que é uma decisão Interministerial. Entretanto, comprometeu-se em buscar uma solução para o entrave junto a Assessoria Jurídica do órgão.

O Sindicato reforçou e lembrou a secretária que outras resoluções passadas não impediram que a SEST autorizasse a Casa da Moeda de fechar acordos, provenientes de proposta elaborada pela mediação do TST, que sobrevieram após as resoluções vigentes a época. Com o impasse, o SNM informou que os trabalhadores permanecerão mobilizados até que tenhamos um desfecho positivo no ACT.

A direção do Sindicato Nacional dos Moedeiros aproveitou a reunião para entregar um ofício à secretaria, apresentando argumentos jurídicos para a revogação da Cgpar 42.

O ofício foi assinado por um conjunto de Sindicatos de diversas categorias, como: Petrobrás, Correios, Nuclep, Bancários, Urbanitários/DF, Metroferroviários, trabalhadores nas empresas de energia, trabalhadores das empresas de crédito e a Central Única dos Trabalhadores.

A reunião entre o SNM e a secretária da SEST representa um passo importante na busca por um diálogo construtivo e na defesa dos direitos dos trabalhadores da Casa da Moeda.

Na quinta-feira será o dia da categoria moedeira dar a resposta de tudo o que o Sindicato vem alertando a todos os entes governamentais.

Os trabalhadores moedeiros sempre foram vanguardistas nas lutas pelos direitos trabalhistas, e dessa vez não será diferente. Quinta-feira é dia de luta e mobilização.

Encontro Casa Civil

Após a reunião com secretária da SEST, o Deputado Lindbergh Farias conseguiu uma reunião com o Assessor Jurídico, Marcelo, da Casa Civil. Marcelo assumiu o compromisso de ajudar na construção de uma medida que possa superar a Resolução n°42 da Cgpar para o Acordo Coletivo de Trabalho dos moedeiros.

Por fim, o Sindicato Nacional dos Moedeiros agradece o deputado federal Lindbergh Farias pelo apoio e atenção às nossas demandas.