Entrevista do presidente do sindicato ao Jornal Brasil de Fato

Entrevista do presidente do sindicato ao Jornal Brasil de Fato

“A Casa da Moeda tem um papel estratégico de Estado na defesa da nossa soberania. É muito arriscado para a sociedade você ter a informação de todo cidadão brasileiro à disposição da iniciativa privada”. A afirmação é de Aluizio Junior, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Casa da Moeda do Brasil. A empresa estatal faz parte do pacote de privatizações apresentado pelo governo golpista de Michel Temer (PMDB), no último dia 24.

A instituição é responsável pela emissão de cédulas e moedas e também está encarregada da emissão dos passaportes de cidadãos brasileiros. Com a possível concessão a entes privados, como pretende Temer, os dados de quem possui passaporte deixariam de estar apenas nas mãos do governo federal.

Uma das justificativas utilizadas pelo governo Temer para incluir a Casa da Moeda entre as 58 empresas que serão entregues à iniciativa privada por meio de concessões e vendas diretas é a de que a instituição não será rentável nos próximos anos, devido ao aumento do uso de cartões de crédito e débito e o baixo uso de dinheiro em papel e moeda.

No entanto, Aluizio Junior explica que essa não é a lógica utilizada em países da União Europeia, por exemplo. Segundo ele, com a evolução do Produto Interno Bruto (PIB), há a necessidade de colocar mais dinheiro no mercado. “O meio circulante da comunidade europeia por PIB, na área do euro, estava na ordem de 7%. Nos Estados Unidos, em torno de 6%”.

Júnior comenta ainda que o governo Temer tem criado as condições para justificar à sociedade uma possível privatização da empresa, como ocorreu no caso da suspensão das emissões de passaportes, em junho deste ano. “Na verdade, eles estão construindo a inviabilidade da Casa da Moeda para poder justificar a venda desse patrimônio tricentenário. O problema que eles criaram com o passaporte também se enquadra nisso, porque em nenhum momento foi problema de produção, mas sim de orçamento entre a União e o Ministério da Justiça”, comenta, destacando que, apesar da situação delineada por ele, a sociedade entende que problemas foram da empresa, que não emitiu os documentos.

A Casa da Moeda é uma das empresas mais longevas do país e, por motivos de segurança, fica localizada em Santa Cruz, na zona norte do Rio de Janeiro, a cerca de 70 quilômetros de grande centros. Por esse motivo, o complexo possui um centro médico próprio. A empresa tem cerca de 2700 funcionários diretos e 800 indiretos.

Edição: Vanessa Martina Silva

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *