SNM SE POSICIONA A FAVOR DA PROPOSTA APRESENTADA PELA CMB

Na Assembleia realizada de forma presencial, ontem, 04 de novembro, a direção do Sindicato Nacional dos Moedeiros se posicionou a favor da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2022 apresentada pela Casa da Moeda através do Ofício SEI Nº 739/2021/CMB, de 29 de outubro de 2021.  É possível conferir abaixo a transmissão da Assembleia.

O SNM entende que a proposta apresentada não reflete todos os anseios da categoria, entretanto devido ao cenário atual e a possibilidade de ir a dissídio em 2021 e perder todas as cláusulas sociais em janeiro de 2022 com a perda da pré-existência, são fatores preponderantes e que devem ser levados em consideração. Uma das lutas do SNM era estancar a sangria das perdas de direitos trabalhistas e passar a recuperar as cláusulas retiradas no último acordo. Na minuta apresentada, os trabalhadores passam a ter o retorno da insalubridade pelo piso da categoria, diminuição no desconto do ônibus fretado, reajuste salarial de 60% do índice da inflação dos períodos (2021/2022), além de garantir a manutenção de todas as cláusulas do último acordo, exceto o vale-cultura.

Caso a proposta seja aprovada, temos que nos manter mobilizados e unidos para continuar avançando nas negociações do próximo acordo coletivo.